
(A notícia inclui detalhes gráficos sobre a descoberta e estado dos corpos)
As circunstâncias das mortes de Gene Hackman, da sua esposa Betsy Arakawa e de um cão, cujos corpos foram descobertos ao início da tarde de quarta-feira, estão a intrigar as autoridades.
No pedido de um mandato de busca, obtido pelo site TMZ, rapidamente aceite por um juiz nessa mesma noite, um detetive da polícia de Santa Fé, no estado do Novo México, escreveu que "a morte das duas pessoas falecidas é de natureza suficientemente suspeita para exigir uma busca e investigação completas" porque a pessoa que chamou o serviço de urgência encontrou a porta da frente aberta.
Uma porta-voz do departamento do xerife de Santa Fé reiterou que não há indícios de crime, mas confirmou que uma investigação está em andamento. Novas informações oficiais ainda serão prestadas esta quinta-feira e esta notícia será atualizada.
O texto do mandato pedido por Roy Arndt indicia que as mortes ocorreram há vários dias: o casal foi encontrado em decomposição, com inchaço no rosto e mumificação nas mãos e pés.
Dois homens que faziam periodicamente trabalho de manutenção na propriedade, mas raramente viam o casal, terão feito a descoberta macabra e avisado as autoridades.
Posteriormente, disseram à polícia que comunicavam com eles por telefone ou mensagem de texto, mas principalmente com a mulher do ator, e que não os viam há duas semanas.
A gravação da chamada para os serviços de emergência obtida pela TMZ e pela BBC revela um interlocutor emocionado a explicar como descobriu os dois corpos, dizendo que estava do lado de fora da casa a olhar pela janela.
Já o primeiro comunicado do departamento do xerife informava apenas que dois polícias tinham sido enviados à propriedade na quarta-feira por volta das 13h45 locais, onde encontraram o casal e um cão mortos, referindo que "esta é uma investigação a decorrer – no entanto, neste momento não acreditamos que o crime tenha sido um fator, embora a causa exata não tenha sido determinada".
Segundo o mandato, a porta da frente estava entreaberta e não existiam sinais de arrombamento ou de que a casa tenha sido vasculhada ou que algum item tivesse sido retirado.
Uma filha do ator, Elizabeth, tinha especulado ao TMZ que a morte podia ter sido provocada por uma fuga de monóxido de carbono, mas o departamento de bombeiros foi chamado e não encontrou nenhum indício de fuga ou envenenamento.
Uma empresa de gás também realizou testes nos tubos dentro e à volta da mansão sem detetar fugas.
Betsy Arakawa, uma pianista clássica de 64 anos, foi encontrada completamente vestida deitada sobre o lado direito no chão da casa de banho, com um frasco aberto de comprimidos espalhados numa bancada próxima.
Um aquecedor portátil estava perto da sua cabeça: os investigadores acreditam que possa ter sido derrubado caso tenha caído abruptamente no chão.
Gene Hackman, de 95 anos, foi encontrado noutra divisão, num 'hall de entrada' adjacente à cozinha, completamente vestido. As autoridades suspeitam que possa ter morrido de uma queda repentina pois os seus óculos escuros e bengala foram encontrados ao lado do corpo.
Um dos três cães do casal, um pastor alemão, foi encontrado morto a cerca de 3 a 4,5 metros de distância da mulher do ator, num armário na casa de banho.
Os outros dois cães sobreviveram e estavam saudáveis: um deles foi encontrado ao pé do corpo de Betsy, outro a vaguear pela propriedade.
Os relatórios do médico legista com a causa final das mortes “normalmente demoram quatro a seis semanas”, disse um porta-voz do gabinete de investigação médica do estado do Novo México.
Comentários