Faça chuva, faça sol o tempo é sempre tema de conversas. São as ditas conversas de ocasião.
Entrámos no elevador, encontrámos lá alguém e o tema de conversa é o tempo. Vamos ao café e falámos do tempo. Nas filas do centro de emprego fala-se mal do governo e do tempo. É inevitável passar um dia sem falar do tempo. Tuga que é tuga não consegue sobreviver sem criticar o S. Pedro.
Dizem que ficámos com as orelhas vermelhas quando alguém fala de nós. Por isso, o S. Pedro deve ser o santo que mais tempo passa com as orelhas vermelhas. Estamos sempre insatisfeitos, como cantava António Variações. Ora vejamos: Em 1931, a temperatura média no verão em Portugal foi 19,7ºC. Verão muito fresco. Em 1951, as máximas chegaram aos 31,6ºC - Ui, já está quente de mais. Já no verão de 77, a temperatura média andou nos 18ºC - Um gelo, quantas lareiras não se acederam?
Hoje ora faz sol, ora chove; ora faz frio, ora se ligam ventoinhas e se fazem leques com folhas de papel. É uma inconstante que deixa os portugueses revoltados. Mas a culpa deste tempo incerto é nossa. Sim, nossa. Nós é que reclamamos com a chuva e com o sol, com o frio e com o calor. Face a isto, S. Pedro como é um tipo porreiro decidiu dar um bocadinho de todas as estações em cada estação para agradar a todos. Mas sem sucesso.
Enfim, nem tudo está perdido. Acho que Carlos Costa do Banco de Portugal e o Governo podem resolver a situação. Em primeiro lugar é melhor fazer um referendo sobre qual a temperatura ideal para os portugueses. Depois é aplicar a estratégia do GES/BES: afastar S. Pedro do cargo, dividir em "tempo bom" e "tempo mau" e criar um "Novo Clima" e, por fim, contratar a Dona Inércia e Dolores Aveiro para fazerem de meninas da meteorologia no final do Telejornal.
Se isto não for feito é tudo uma questão de má vontade e de preguiça. Ah, e se por acaso o Tribunal Constitucional achar a medida inconstitucional há uma alternativa: criar um bolha com o clima especifico para cada tuga- mas mesmo assim o tuga ia reclamar.
Para acabar porque eu e o caro leitor temos mais que fazer, o estado do tempo é sempre a melhor fuga para todas as conversas especialmente quando o clima na conversa está mau. Quem tem sorte são os meteorologistas: sabem sempre qual o clima que um encontro irá ter.
Comentários