"Bucka-mhm-buckbuckbuck/ I'm not your bucka-mhm-buck-mhm-buck-mhm/I'm not your toy (Not your toy)". Foi com "Toy" que Netta Barzilai conquistou o primeiro lugar no Festival Eurovisão da Canção, na edição de 2018, que se realizou na Altice Arena, em Lisboa. A cantora garantiu a vitória para Israel, que recebe este ano o concurso.
Quase um ano depois da vitória, a cantora está de volta com um novo tema, "Bassa Sababa". Para apresentar o single, Netta Barzilai conversou com o SAPO Mag e revelou como têm sido os últimos meses desde a vitória no Festival Eurovisão da Canção.
"A minha vida está muito acelerada neste momento. Não consigo andar pelas ruas, nem é fácil andar pela Europa e pelo mundo. A minha vida mudou muito... acho que as pessoas à minha volta mudaram, mas eu continuo a mesma rapariga, a viver no mesmo apartamento, com os mesmos amigos. Só que agora viajo muito - o avião é agora o meu autocarro. Todos os dias, em cada manhã, acordo num país diferente e às vezes não sei bem onde estou", confessa a artista.
Apesar de sublinhar que não quer voltar a participar no concurso, Netta guarda boas recordações do festival. "É difícil dizer qual a melhor parte de vencer o Festival Eurovisão da Canção. Mas acho que a minha participação ajudou os jovens a aceitarem a diferença e a diversidade", frisa, acrescentando que está "a viver um sonho".
"Lançar uma canção que representou Israel e de repente toda a gente cantar, em Portugal, em Espanha, em França. Isso é incrível e mostra que as pessoas aceitam coisas diferentes", sublinha.
"Tinha muito medo sobre o que podiam dizer"
Desde a vitória no Festival Eurovisão da Canção, Netta tem andado à volta do mundo e o tempo para preparar coisas novas não foi muito. "Bassa Sababa" é o primeiro single depois de "Toy" e as inseguranças da artista pesaram no processo criativo. "No último ano, recebi imensas mensagens de pessoas que diziam que eu não merecia estar em palco, que fazia coisa estranhas, a perguntarem porque é que era tão gorda... muita gente enviou-me mensagens negativas. Mas outras pessoas gostam de mim e apoiam-me. Senti que podia crescer com mais força e com mais confiança. Comecei a ficar imune", conta, acrescentando que demorou "algum tempo a lançar uma nova canção porque tinha muito medo sobre o que podiam dizer depois do sucesso de 'Toy'".
"É uma canção pop, com uma mensagem poderosa e independente. Fala sobre como deves ultrapassar os teus problemas com alegria, força e de forma festiva", explica a artista em conversa com o SAPO Mag.
Os rinocerontes
Para a criação de "Bassa Sababa", tema escrito e produzido por Netta, Avshalom Ariel e Stav Beger, os rinocerontes tiveram um papel fundamental. "Estava em estúdio com a minha equipa e pedi para parem tudo e comecei a dizer: 'Sou um rinoceronte, sou um rinoceronte. Conseguem ver? Sou um rinoceronte'. E percebi que este animal tem a pele mais forte de todas. Fez-me perceber que parece intimidante para se proteger", conta a artista.
"Os rinocerontes são tão fortes e isso é fantástico. E comecei a sentir que não devia preocupar-me com o que as pessoas esperam porque só quero ser uma boa artista", revela Netta. "Por isso, comecei a correr pela minha vida e pelos meus sonhos sem medo. E isto é a história da canção", acrescenta.
O videoclip do single foi gravado em Kiev, na Ucrânia, e é protagonizado por um grande rinoceronte cor de rosa. "Comecei a pensar sou um rinoceronte cor de rosa. Sou um rinoceronte cor de rosa. E disse isso aos realizadores do videoclip e eles criaram toda a arte do vídeo. Depois foi criado o rinoceronte e tudo o resto. O processo foi fantástico e foi filmado em Kiev", recorda.
Depois de "Bassa Sababa", Netta promete lançar mais canções: "Estou a trabalhar em novas canções, mas não posso prometer um álbum. Acho que vou lançar canção a canção. E só posso dizer isto".
"A música é a forma que tenho de me expressar. A música tira-me dos meus lugares mais obscuros e dos pensamentos mais obscuros", confessa ainda ao SAPO Mag, acrescentando que são as pessoas à sua volta que a inspiram: "A minha grande inspiração para a minha música... acho que é a minha inspiração para muitas outras coisas. As minhas inspirações são as pessoas que estão à minha volta, a minha família, os meus amigos, as minhas paixões... as pessoas que são importantes na minha vida".
Sobre um regresso a Portugal, Netta frisa que ainda está à espera de um convite. "Quero voltar a Portugal para um concerto. Convidem-me. Se me convidares para ir, vou atuar na tua sala de estar", graceja. Já sobre o Festival da Eurovisão 2019, a cantora não revela segredos, mas garante que as melhores festas do mundo são em Tel Aviv.
Comentários