No concerto, intitulado "Imenso Sul", às 20:00 locais (19:00 em Lisboa), participam os 'cantaores' Esperanza Fernandez e Árcangel, que interpretarão temas da tradição musical flamenca, o Rancho de Cantadores da Aldeia Nova de São Bento, acompanhado por Pedro Mestre, e os Cantadores do Desassossego, pelo cante alentejano, e os músicos Fahmi Alqhai (viola da gamba), diretor do ensemble Accademia del Piacere, e Miguel Ángel Cortés (guitarra clássica).
O Rancho dos Cantadores de Aldeia Nova de São Bento editou, recentemente, um disco de cante alentejano, com vários convidados. O rancho, criado em 1969, é “um dos mais antigos do Alentejo, herdeiro de uma longa tradição da arte de bem cantar as belas modas do cancioneiro alentejano”, segundo a discográfica Universal Music, que chancela o álbum. O ano passado, também no âmbito deste festival, o rancho atuou em Madrid.
O músico Pedro Mestre foi distinguido em dezembro passado com o Prémio Carlos Paredes, do município de Vila Franca de Xira, pelo seu álbum "Campaniça do Despique". Os Cantadores do Desassossego é um grupo coral masculino de Beja, criado em 2014, sob o lema “o cante é a nossa paixão”.
“É a primeira vez que duas tradições musicais reconhecidas como Património Imaterial da Humanidade, o Cante Alentejano e o Flamenco, são apresentadas no mesmo palco”, disse à agência Lusa Sara Fonseca, da associação Portas do Património, diretora executiva do Festival Terras Sem Sombra (FTSS).
O concerto faz parte do programa de apresentação, em Espanha, do FTSS, certame de música sacra que se realiza, de fevereiro a julho, em diferentes igrejas do Baixo Alentejo.
Espanha é o “país convidado” da edição este ano do FTSS, que abre precisamente com a sevilhana Accademia del Piacere, com o 'cantaor' Arcangel, no dia 11 de fevereiro, em Almodôvar.
A participação espanhola inclui ainda a 'cantaora' Esperanza Fernandez, acompanhada pelo guitarrista granadino Miguel Ángel Cortés, o Ensemble ]W[, o pianista Enrique Bagaria, a meio-soprano estremenha Elena Gragera e o pianista catalão Anton Cardo.
Comentários