O escritor moçambicano Mia Couto venceu hoje o Prémio PEN/Nabokov 2025, tornando-se o primeiro autor de língua portuguesa a ser distinguido com este galardão do PEN América destinado à literatura internacional, revelou a editorial Caminho.
Sona Jobarteh, a primeira mulher a tocar "cora", ainda alvo de preconceitos na área, estreia-se hoje em Cabo Verde, no Kriol Jazz Festival (KJF), ao qual traz mensagens sobre a importância da educação e mudança social.
A Casa da Música vai assinalar o dia em que se cumprem 20 anos sobre a abertura oficial da instituição, na terça-feira, com uma série de concertos gratuitos espalhados pela cidade do Porto.
A ideia de que as mulheres não conseguem trabalhar juntas porque se atacam umas às outras é insultuosa, disse a atriz Jean Smart numa conferência de imprensa em Los Angeles sobre a quarta temporada da série “Hacks”, que hoje se inicia.
A dotação do programa LVT+Cultura foi aumentada para 375 mil euros e o prazo de candidaturas decorre até ao final do mês, informou hoje a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT).
A Companhia Olga Roriz assinala 30 anos com a reposição de “A hora em que não sabíamos nada uns dos outros”, a partir da obra de Peter Handke, sexta-feira e sábado, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
O Quarteto Contratempus apresenta hoje, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, a ópera “18 Months”, com música de Dimitris Andrikopoulos e libreto de Fadi Skeiker, que aborda a situação de refugiados.
Wet Bed Gang, Mariza, Força Suprema, Bonga, Nenny e Mizzy Miles estão entre os primeiros coletivos e artistas confirmados no cartaz do Sotaques, um festival gratuito marcado para maio em Vialonga, no concelho de Vila Franca de Xira.
Cinco coros de Leiria e Coimbra juntam 80 vozes ao espetáculo que o tenor italiano Andrea Bocelli vai dar no Estádio Municipal dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, no dia 31 de maio, anunciou a organização.
O leilão de objetos da fadista Mísia, efetuado 'online' entre 31 de março e domingo passado, registou um total de vendas de 23.459 euros, anunciou hoje a leiloeira.
O Concerto Ibérico Orquestra Barroca (CIOB) e coro leva “Paixão segundo São João”, de Johann Sebastian Bach, a Idanha-a-Nova, Crato e Castelo Branco entre sexta-feira e domingo, no âmbito da Temporada de Páscoa 2025.
A cantora cabo-verdiana Mayra Andrade apresenta em junho, na Casa da Música, no Porto, “reEncanto”, concerto de voz e violão, que estreou no final de 2022 e com o qual tem percorrido vários países, foi hoje anunciado.
O lobo-terrível, considerado a inspiração do lobo que simboliza a Casa Stark em "A Guerra dos Tronos" e que esteve extinto durante mais de 12.500 anos, foi trazido de volta à vida, tornando-se o primeiro animal ‘desextinto’ da história.
Os pianistas Nuno Marques e Mariel Mayz, acompanhados pelo saxofonista Yosvany Terry, atuaram na noite de segunda-feira em Nova Iorque, na gala de apresentação do festival Porto Pianofest, que terá em agosto a sua 10.ª edição.
O guitarrista britânico Mansur Brown é a primeira confirmação do festival Matosinhos em Jazz 2025, de entrada gratuita, que em julho regressa à cidade que lhe dá nome, anunciou hoje a organização.
O músico brasileiro Moreno Veloso estreia-se na Covilhã em 10 de maio, no Teatro Municipal, que recebe no dia 3 um concerto de JP Simões, no dia 24 o Teatro de Marionetas do Porto e no dia 31 a dança de Daniela Cruz.
A fadista Teresinha Landeiro apresenta-se ao vivo no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, em 19 de setembro, anunciou hoje o agenciamento da artista.
O dramaturgo e encenador português Tiago Rodrigues estreia uma nova peça no 79.º Festival d’Avignon, cuja programação foi hoje anunciada, do qual é diretor artístico e que decorre em julho naquela cidade francesa.
Os vencedores da 7.ª edição dos PLAY – Prémios da Música Portuguesa são hoje anunciados numa cerimónia em Lisboa, que será transmitida em direto e conta com atuações de artistas como Bárbara Bandeira, Calema e Mizzy Miles.
A nova série FX “Dying for Sex”, que estreia a 4 de abril no Disney+ Portugal e tem a atriz Michelle Williams no papel principal, vira ao contrário as convenções sobre cancro, sexo e morte com base na história real de Molly Kochan.