Os concertos em Lisboa e no Porto dos Tribalistas, banda que junta os brasileiros Marisa Monte, Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown, prometem “uma celebração” de 25 anos de parceria.
O escritor brasileiro Álvaro Filho, semifinalista do Prémio Oceanos 2018, acaba de chegar a Portugal com um romance que revisita a situação política no Brasil e com um conto sobre a crise migratória, vencedor dos Novos Talentos FNAC.
O escritor Itamar Vieira Junior, vencedor do Prémio LeYa 2018 com o romance inédito “Torto Arado”, defendeu hoje que “toda a arte é política” e afirmou-se “um escritor humanista empenhado politicamente”.
A possibilidade de ser boa pessoa, numa sociedade dominada pelo egoísmo, pela exploração e pela ganância, domina “A boa alma de Sé-Chuão”, peça de Brecht, que a Companhia de Teatro de Almada (CTA) estreia na sexta-feira.
Dezanove canções de cinco ativistas sul-americanas preenchem o espetáculo “Mulheres do Sul” que Adriana Queiroz concebeu e que, a 27 de novembro, leva ao palco do Teatro Ibérico, em Lisboa, com Lara Li e Luanda Cozetti.
Manuel Alegre, presidente do júri do Prémio LeYa/2018, atribuído ao romance “Torto Arado”, de Itamar Vieira Junior, realçou aos jornalistas "a qualidade literária" da obra que se distinguiu dos restantes, "a uma grande distância”.
O romance “Torto arado”, de Itamar Vieira Junior, vencedor do Prémio Leya 2018, “parte de uma realidade concreta” de “situações de opressão, quer social, quer do homem em relação à mulher”, justificou hoje o júri.
Helder G. Cancela, Rui Nunes, Alexandre Andrade, Gonçalo M. Tavares e Ana Margarida de Carvalho são os finalistas do Prémio PEN Clube, na categoria da narrativa, anunciou hoje aquela organização de escritores.
O novo disco dos Resistência, “Ventos e Marés”, no qual incluíram canções dos GNR e dos Quinta do Bill, é editado na sexta-feira e, no dia 26, a banda sobe ao palco do Coliseu dos Recreios, em Lisboa.
A segunda edição em Londres do festival Iminente, que junta música e arte, decorre entre sexta-feira e domingo e inclui a estreia de uma obra da autoria do artista português Vhils e do DJ britânico Fatboy Slim.
O escritor António Lobo Antunes, em véperas de receber o Prémio Bottari Lattes Grinzane e de inaugurar uma cátedra com o seu nome na Universidade de Milão, disse que se considera um "cidadão comum sem qualquer importância", "grato" por estas distinções.
A presidente do conselho de administração da Fundação Serralves, Ana Pinho, assegurou hoje que foi o diretor demissionário quem retirou 20 obras da exposição Mapplethorpe e admitiu que houve uma alteração à sinalética de aviso para a sala reservada.
A 22.ª edição do Barroselas Metalfest, que se vai realizar entre 26 e 28 de abril de 2019, vai contar com as presenças dos Godflesh, Benediction e The Black Dahlia Murder, anunciou hoje a organização.
A presidente do conselho de administração da Fundação de Serralves, Ana Pinho, reiterou hoje que não houve censura na exposição de Robert Mapplethorpe e salientou que todas as decisões foram tomadas de acordo com o curador da mostra.
O diretor artístico demissionário do Museu de Serralves, João Ribas, esclareceu hoje que só se demitiu após a inauguração da exposição de Mapplethorpe por considerar prioritário abrir a mostra ao público.
O diretor artístico demissionário do Museu de Serralves, João Ribas, reafirmou hoje na comissão parlamentar de Cultura que a exposição de Mapplethorpe que montou foi alvo de censura e afirmou que a palavra “cancelamento” chegou a ser mencionada.
A fadista Katia Guerreiro apresenta, sexta-feira à noite, em Carnaxide, nos arredores de Lisboa, o seu mais recente álbum, “Sempre”, cujo ponto de partida foram as melodias tradicionais de fado, como afirmou à agência Lusa.
O Prémio Literário Nortear, que visa reforçar o diálogo cultural entre Portugal e Galiza, foi atribuído a Sara Brandão, escritora de Vila Nova de Gaia pela obra "Ver", informou hoje a Direção Regional de Cultura do Norte.
A exposição "Os contos cruéis de Paula Rego" junta, no Museu de l’Orangerie, em Paris, todas as “mulheres, homens, bichos, muitos bichos” do imaginário da artista portuguesa, numa mostra que pretende dar “o reconhecimento que ela merece em França”.
O espetáculo “Simone, o musical” regressa aos palcos a 6 de dezembro, para uma temporada no auditório dos Oceanos, no Casino Lisboa, informou a produtora.
A banda portuguesa D.A.M.A estreou-se hoje na Ásia ao atuar em Macau, o primeiro de quatro concertos nos quais o grupo quer responder à barreira linguística com "energia e portugalidade".
A secretária regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço, disse hoje que a IX Edição do Festival de Órgão da Madeira, que decorre entre 19 e 28 de outubro, visa "promover o património organístico existente na região".