Empresas ligadas à organização de festivais, congressos, animação turística e demais eventos disponibilizaram-se na segunda-feira para construir hospitais temporários e outros espaços clínicos, no âmbito do combate à COVID-19, segundo divulgaram em comunicado subscrito por vários promotores.
O Teatro Viriato, de Viseu, lança na terça-feira o projeto “Boca a Boca”, no formato de áudio, continuando a levar a cultura a quem por ela anseia, apesar da pandemia COVID-19.
A Porto Editora adiou até final de junho o prazo de pagamento dos pequenos livreiros, para que consigam fazer face ao período de crise económica que se avizinha, depois de terem sido obrigados a fechar portas devido à COVID-19.
O guitarrista Carlos Gonçalves, de 81 anos, "um dos mais destacados intérpretes de fado da sua geração", morreu hoje, em Lisboa, disse à agência Lusa o músico Mário Pacheco.
O Teatro Nacional de São Carlos (TNSC) inicia hoje "a disponibilização online de conteúdos de livre acesso, agregados pela designação #SãoCarlosEmSuaCasa", para dar "continuidade à sua missão de serviço público", no âmbito do combate à pandemia da COVID-19.
O festival Soam As Guitarras, adiado por causa da pandemia da doença COVID-19, já tem data de reagendamento, mas só será divulgada depois de levantado o estado de emergência, foi hoje anunciado.
O reagendamento ou cancelamento definitivo de espetáculos e qualquer decisão de devolução de bilhetes ficam em suspenso durante o estado de emergência, segundo decisão do Ministério da Cultura.
As livrarias podem estar abertas ao público durante o estado de emergência, se fizerem as vendas através de um postigo, afirmou hoje a ministra da Cultura, Graça Fonseca, à agência Lusa.
O Governo vai ter uma linha de apoio de emergência, de um milhão de euros, para artistas e entidades culturais que estão “em situação de vulnerabilidade” e sem qualquer apoio financeiro, revelou hoje à Lusa a ministra da Cultura.
A crise no setor livreiro causada pela pandemia de COVI-19, que esvaziou e fechou livrarias, obrigou as editoras a suspenderem a produção de novidades, virarem-se para as vendas online e, em alguns casos, a praticarem descontos, para conseguirem sobreviver.
O projeto "Bode Inspiratório" propõe-se a lançar, todos os dias, um capítulo de um "folhetim à antiga", em que participam mais de 40 escritores em isolamento, começando com Mário de Carvalho e terminando no final de abril com Luísa Costa Gomes.
A Encerrado para Obras, estrutura ligada à produção teatral e musical fundada há 25 anos em Coimbra e atualmente com sede em Leiria, está “à beira da rutura” em consequência do adiamento de espetáculos devido à pandemia de COVID-19.
O Teatro Politeama, em Lisboa, vai transmitir diariamente, a partir de sábado, às 21:30, alguns dos seus musicais através da página no Facebook, anunciou hoje o teatro dirigido por Filipe La Féria.
O DJ de uma antiga discoteca Viana do Castelo vai recriar, na garagem de casa, uma sessão de domingo à tarde dos anos 80, tal como quando animava o espaço de diversão noturna, encerrado há vários anos.
O Ciclo de Concertos em Casa vai começar no domingo em duas redes sociais, em alternativa ao Ciclo de Concertos de Coimbra (CCC), adiado como contributo para travar a pandemia de COVID-19.
O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM), em Lisboa, vai começar a transmitir online e de forma gratuita espetáculos com estreias às sextas-feiras e aos sábados, enquanto estiver encerrado, anunciou hoje a instituição.
O músico Tiago Sampaio, dos Grandfather’s House, estreia-se a solo com o projeto St. James Park, no qual explora as sonoridades eletrónicas e cujo álbum de estreia, “Highlight” editado hoje, esteve para ser adiado por causa da epidemia da COVID-19.
A banda Evols lança hoje o terceiro disco, intitulado "III", num momento em que o grupo, que passou por várias alterações no elenco, encontrou um som que faz da banda "mais madura e profissional".
O Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI), que se realiza desde 1978 ininterruptamente no Porto, foi cancelado devido à COVID-19, mas com a promessa de que regressará em 2021 "reforçado", adiantou hoje à Lusa o diretor artístico.
Os profissionais do setor das Artes, que "viram a sua atividade cancelada", vão poder receber apoio social e adiar o pagamento das contribuições para a Segurança Social, disse hoje a ministra da Cultura.
O Governo criou um endereço de e-mail para esclarecer as dúvidas dos agentes culturais sobre os apoios disponíveis para o setor, segundo a informação disponível no site de resposta à pandemia de COVID-19.
A plataforma digital de séries e filmes Netflix comprometeu-se na quinta-feira a reduzir, num mês, a qualidade da transmissão, para evitar o congestionamento do serviço numa altura de maior procura devido ao isolamento na Europa devido ao COVID-19.