O festival britânico Womad, que se iria realizar em Charlston Park, no Reino Unido, entre 23 e 26 de julho, foi cancelado, anunciou hoje a organização do evento que tinha entre as primeiras confirmações a portuguesa Mariza.
A editora de música Lovers&Lollypops vai lançar uma plataforma de conteúdos online, no qual vai agregar, com acesso exclusivo e mediante uma subscrição mensal, concertos, discos, programas originais e acessos a discos a preços com desconto.
Bailarinos e coreógrafos receiam pela sobrevivência da sua atividade num tempo de "grande angústia e de incerteza" sobre o futuro devido ao cancelamento de todos os espetáculos, admitiram hoje vários artistas à agência Lusa.
A primeira parte da 18.ª edição do Festival Temps d'Images, prevista para decorrer entre maio e junho deste ano, em Lisboa, foi cancelada devido à pandemia da COVID-19, anunciou hoje a organização do certame.
Uma plataforma dedicada a livros, criada assumidamente como resposta aos tempos de crise, foi lançada na terça-feira, com notícias, entrevistas, listas sobre obras, e artigos de fundo, contando com a colaboração de autores como Afonso Cruz e Frederico Lourenço.
O Museu Nacional da Imprensa abriu, no "ciberespaço", uma galeria do PortoCartoon, com 523 desenhos sobre a COVID-19, resultantes de um convite, a que responderam 100 cartunistas, de mais de 30 nacionalidades, em pouco mais de duas semanas.
A 20.ª edição do Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas (FIMFA), que devia realizar-se em Lisboa nos próximos dias 7 a 24 de maio, foi adiada, anunciou a organização na terça-feira.
A federação europeia de editores dirigiu na terça-feira uma carta aos ministros da Cultura da União Europeia, que se reúnem esta quarta-feira, alertando para a “gravosa situação” do setor livreiro e solicitando apoio financeiro para aliviar os efeitos da crise.
O Festival Med, que deveria decorrer na zona histórica de Loulé entre os dias 25 e 28 de junho, não vai realizar-se este ano devido à incerteza quanto à evolução da pandemia de COVID-19, foi hoje anunciado.
Um conjunto de dezenas de promotores e agentes culturais escreveu ao Governo e ao parlamento a pedir uma linha de crédito específica para o setor e alterações ao decreto-lei que regula os adiamentos de espetáculos.
O novo livro do artista Julião Sarmento, “Café Bissau”, uma obra com 98 imagens, a preto e branco e a cor, digitais e analógicas, captadas entre 1964 e 2017, deverá chegar às bancas em junho, anunciou a Pierre von Kleist Editores.
A primeira iniciativa da Teia 19, plataforma de conteúdos artísticos ‘online’, que apela a donativos do público, realiza-se hoje com um recital dedicado aos poetas de Amália, pelo ator André Gago.
O North Music Festival, que estava agendado para maio, no Porto, foi hoje cancelado, mas os cabeça-de-cartaz Deftones, The Script, The Waterboys e Lamb mantém-se para 2021, com “uma super edição” de três dias, anunciou hoje fonte oficial.
A associação de galerias de arte Exhibitio afirmou hoje que a crise provocada pela pandemia da COVID-19 vai por em causa a sobrevivência de algumas destas entidades, mas está sobretudo preocupada com a situação dos artistas do país.
O festival Tradidanças, que iria realizar-se entre 5 e 9 de agosto, em Carvalhais, no concelho de São Pedro do Sul, foi cancelado devido à pandemia da COVID-19, anunciou hoje a organização.
A edição deste ano do Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, que deveria decorrer entre os dias 29 de maio e 14 de junho, foi cancelada, devido à pandemia de COVID-19, foi hoje anunciado.
A Antígona, detentora dos direitos de publicação de “1984”, de George Orwell, interpôs uma providencia cautelar contra o Clube do Autor, que comercializou o mesmo livro, mas a edição foi entretanto retirada.
A Companhia Nacional de Bailado (CNB) iniciou na passada sexta-feira a transmissão online de bailados do seu repertório, com a coreografia “Quinze Bailarinos e Tempo Incerto”, no âmbito da iniciativa #FicarEmCasaNaNossaCompanhia.
Condições básicas de existência, para os trabalhadores intermitentes da cultura, ou “invisíveis”, é uma das exigências de um grupo de quase 200 personalidades do setor, divulgadas hoje numa carta aberta, sob o título “Os invisíveis da cultura”.
A cantora britânica Marianne Faithfull, ícone da década de 1960, foi hospitalizada, em Londres, após ter testado positivo para o novo coronavírus, informou hoje a Republic Media, agência especializada na indústria da música.
A recém-criada editora Discos de Platão, de Guimarães, acaba de lançar os dois primeiros álbuns, num tempo em que “o paradigma, de repente, mudou”, por causa da doença covid-19, disse à Lusa um dos fundadores.
O presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Manuel Machado, defende o reagendamento pelas autarquias de espetáculos cancelados devido à pandemia da covid-19 e, “sempre que possível”, que estas adiantem parte do seu pagamento aos artistas.
O novo álbum da fadista Cuca Roseta é um tributo a Amália Rodrigues (1920-1998), "nome maior da música portuguesa", como afirma, em quem reconhece influência no seu percurso.
Noventa e oito por cento dos trabalhadores da Cultura, questionados pelo Sindicato dos Trabalhadores de Espetáculos, do Audiovisual e dos Músicos (Cena-STE), viram trabalhados cancelados e, 33 por cento, por mais de 30 dias, revelou hoje a organização.