O Teatro das Figuras (TF), em Faro, a celebrar 15 anos, revelou-se essencial para a realidade cultural no Algarve, ultrapassando expectativas iniciais, e já se pensa na adaptação do espaço para os próximos anos, segundo os seus responsáveis.
A Junta de Freguesia de Castelo Branco lançou hoje a segunda edição do Prémio Internacional de Poesia António Salvado, que, na edição de 2019, teve a participação de mais de 500 participantes oriundos de 36 países.
A ministra da Cultura, Graça Fonseca, disse hoje que Coimbra tornou-se um “lugar capital na história” da Coleção de Arte Contemporânea do Estado com um equipamento que acolhe 193 obras da antiga coleção BPN.
O realizador Edgar Pêra inicia este mês a rodagem da longa-metragem “Não Sou Nada”, em jeito de “quarentena cinematográfica” com elenco e técnicos, depois de meses de paragem forçada por causa da COVID-19.
A tela é abstrata, mas para quem vive em Angola em tempos de COVID-19, não passam despercebidos os números 26 e 31, que se tornaram os mais famosos casos de infeção em Luanda.
A Associação Portuguesa de Festivais de Música (APORFEST) lançou uma campanha de angariação de fundos para aquisição de materiais de proteção e desinfeção necessários para a realização de festivais e concertos.
"Drive In Vilar de Mouros”, com cinema ao ar livre, “Lar Sustenido”, com música nos lares de idosos, e os concertos “Vilas People” são destaques da programação cultural do 'Verão 2020' em “tempos de cólera”, em Caminha, distrito de Braga.
O hip-hop nacional estará em destaque na 12.ª edição do festival Summer Fest, em julho de 2021 na Ericeira, Mafra, com o espetáculo "Eixo Norte-Sul", que juntará em palco duas equipas, lideradas por Mundo Segundo e Xeg.
O Museu do Caramulo está a produzir, através do Jornal dos Clássicos, uma série documental sobre automóveis portugueses, as suas histórias, os seus criadores e os seus proprietários.
Um concerto de Rui Veloso e o espetáculo “O Melhor dos Musicais”, de Nuno Feist, são dois dos eventos que, no âmbito das Festas da Cidade, se realizam no fim de semana em Coimbra.
A 37.ª edição do Festival de Almada começa hoje, com a proposta de "tomar o pulso à criação teatral portuguesa", em consequência da pandemia de COVID-19, e tendo como homenageado o ator e encenador Rui Mendes.
O novo romance de José Eduardo Agualusa, "Os Vivos e os Outros", tem como impulso central a primeira frase da Bíblia, “No princípio era o verbo", disse o autor à Lusa.
O Centro de Arte Contemporânea de Coimbra é inaugurado no sábado com uma exposição que dá a conhecer parte da Coleção BPN, na qual figuram obras de Paula Rego, Júlio Pomar, Amadeo Souza-Cardoso e Maria Helena Vieira da Silva.
Um segundo suspeito do rapto e homicídio do rapper Mota Jr, em março passado, foi hoje ouvido em primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva, anunciou a Polícia Judiciária.
O Teatro do Bairro estreia este mês o espetáculo “Rei João”, de William Shakespeare, com encenação de António Pires, a partir da versão para palco de Luísa Costa Gomes, que será apresentado nas Ruínas do Carmo, em Lisboa.
A edição deste ano do Festival das Artes, que se deveria realizar este mês em Coimbra, foi cancelada, retomando o certame em 2021, anunciou hoje a Fundação Inês de Castro, responsável pelo evento.
A difusão do 'rap crioulo', de origem cabo-verdiana, no tecido da cultura portuguesa, proveniente de bairros da Grande Lisboa e Margem Sul, está no centro do programa “Terra Irada”, que será apresentado em Lisboa, no domingo.
“Oliver Button é uma menina”, livro ilustrado para crianças que o autor norte-americano Tomie dePaola editou há quarenta anos, sai este mês no mercado português.
O AmadoraBD - Festival de Banda Desenhada da Amadora, que se realiza naquele concelho desde 1989, não irá realizar-se “nos moldes habituais” em 2020, devido à pandemia da COVID-10, anunciou hoje a autarquia local.
O Maus Hábitos - Espaço de Intervenção Cultural, no Porto, inaugura a 9 de julho uma exposição que junta fotografias de cinco fotógrafas da China e de Macau, com "a temática da mulher e do feminino" no centro.
A nova aposta de “Ópera na Prisão” é um projeto destinado à inserção de comunidades em risco de exclusão em Leiria e também na Irlanda e Espanha, desenvolvendo-se até 2023 com recurso a tecnologias de realidade virtual aumentada.
O Festival Internacional de Teatro para a Infância e Juventude Fazer a Festa, com início dia 10 na Maia, pretende ser "um grande observatório", juntando aos espetáculos um debate sobre "os tempos atuais", descreveu hoje o diretor artístico.