No dia 5 de maio estará na LX Factory, em Lisboa, e no dia 7 de no Hard Club, no Porto.

Em "Dust Lane", sexto álbum, editado em 2010, Yann Tiersen entra num território da experimentação e da desconstrução da estrutura de uma canção, acrescentando-lhe camadas de instrumentos tendo em conta uma regra: esquecer as regras.

"Vamos jogar com o som, esquecer tudo o que sabemos e as habilidades em tocar instrumentos e usar apenas o instinto, da mesma forma que um punk fazia", escreveu Yann Tiersen em 2010, citado pela editora Anti Records.

"Dust Lane", gravado em casa, em Ouessant, França, é ainda um disco marcado pela morte da mãe e de um amigo do músico.

A última vez que Tiersen esteve em Portugal foi em 2009, quando deu três concertos esgotados na Figueira da Foz, Famalicão e Lisboa.

Eternamente rotulado como o compositor da música dos filmes "O fabuloso destino de Amélie Poulain" e "Adeus, Lenine!", Yann Tiersen já provou várias vezes que o seu trabalho não se resume a isso.

Teve formação clássica em piano e violino e integrou vários grupos rock, uma dualidade formativa que se reflete na sonoridade do que compõe, pop de câmara com guitarra elétrica intrusiva, pós-rock contaminado pela delicadeza do metalofone e do acordeão.

Da discografia destacam-se "L´absente" (2001) e "Les Retrouvailles" (2005), que contou com a participação de Stuart Staples e Jane Birkin.

@SAPO/Lusa

Videoclip de "Dark Stuff":

Videoclip de "La Rade":