Constituído por 12 temas, na sua maioria inéditos, o álbum, que tem lançamento previsto para o próximo mês de Abril, reúnemelodias tradicionais, como o Fado Seixal ou o Fado Oliveira, constituindo a única excepção Toma lá colchetes d'oiro, uma criação de Alfredo Marceneiro, que acompanha Pedro Moutinho desde a sua infância.

Em "Um Copo de Sol", o fadista canta poetas como Ana Carolina (Passo Lento), Tiago Bettencourt (Vou-te levando em segredo), Pedro Campos (Lisboa tu és assim), Aldina Duarte (Primeira Dança), Rogério Oliveira (Paradoxos do amor), Pedro Tamen (Palavras Minhas), Manuela de Freitas (Sem sentido e Quando Lisboa) e Jorge Rosa (Mais um dia) - estes dois últimos nunca antes cantados pelo fadista.

Já as composições ficaram a cargo de Joaquim Campos, Carlos da Maia, José Duarte, Miguel Ramos, Rodrigo Leão - que se estreou, assim, nas lides fadistas - e de Carlos Manuel Proença, que também assina a produção desta álbum.

O tema que dá nome ao álbum, Um Copo de Sol, é da autoria - música e letra - de Amélia Muge, escolha habitual de Camané e Ana Moura. "A Amélia escreveu-o propositadamente para mim, é um pouco o que sou, a vida que faço"¦", revelou o cantor à Agência Lusa.

Além de Proença, na viola de fado, Pedro Moutinho é acompanhado por José Manuel Neto, na guitarra portuguesa, e Daniel Pinto, na viola-baixo.

Sara Novais c/ LUSA