Curiosidades sobre os Radiohead
A frase «The King Of Limbs» refere-se a um antigo carvalho localizado na floresta Wiltshire’s Savernake, perto do estúdio onde os Radiohead gravaram parte do álbum «In Rainbows». A frase também surge no 23º capítulo do Corão.
O que ouve Thom Yorke no seu iPod? De acorod com alguns dados do seu Office Charts, o músico ultimamente tem ouvido artistas como The XX, Burial e Four Tet. Também gosta de dubstep, um dos seus artistas favoritos é Emika da Ninja Tune. Na sua playlist encontram-se também muitos temas de Bach...
«Pablo Honey», o álbum de estreia dos Radiohead tinha como alvo a geração «Beavis & Butt-head» pela sua editora. Uma das suas notas de imprensa dizia o seguinte: «Radiohead – melhor do que Butt-head!»
Sabia que os Radiohead já fizeram uma cover da música «Wonderwall» dos Oasis? Em baixo poderão conferir o resultado:
A banda conheceu-se nos anos 80 numa escola pública para rapazes, a Abingdon School em Oxfordshire. O comediante David Mitchell andou na mesma escola alguns anos depois.
O pai de Thom Yorke era um boxeur amador e tentou encorajar o seu filho a seguir o seu hobbie embora sem grande sucesso.
O ruído no início do álbum «The Bends» é o som emitido por um grupo de miúdos parados à frente de um hotel americano onde a banda estava hospedada e que Thom aproveitou para gravar.
O hit «Creep» foi inicialmente descartado como um dos singles do álbum em 1992, pois os produtores achavam que era uma cover de uma música de Scott Walker. A confusão surgiu quando em estúdio a banda descreveu a música como: «a nossa música de Scott Walker» (querendo dizer que teria uma sonoridade similar). Scott Walker afirmou em 2006, que os Radiohead são fabulosos e que se voltasse atrás e fizesse parte de uma banda, eles seriam o tipo de grupo onde ele gostaria de estar.
Thom Yorke escreveu «Creep» após ter sido rejeitado por uma rapariga por quem estava apaixonado, quando estudava na Universidade de Exeter no final dos anos 80. Yorke afirmou que a música é sobre estar apaixonado por alguém, mas não se sentir suficientemente bem com isso, declarando ainda: «Existem as pessoas bonitas e depois existimos todos nós».
Quando estava a escrever «Exit Music (For a Film)», Yorke sabia que esta ia ser usada na banda sonora do filme «Romeu e Julieta» e tentou, numa primeira abordagem, utilizar como letras algumas linhas da peça de Shakespeare, o que não resultou.
«Just» tornou-se numa das melhores músicas dos Radiohead. Thom Yorke explicou a sua génese: «Foi apenas uma competição entre mim e o Jonny para tentar colocar o número máximo de acordes possíveisdentro de umaúnica música!»
Um grande número dos fãs do grupo, acredita que o álbum «OK Computer» e o «In Rainbows», fazem parte de um grande plano arquitectado pela banda. Aparentemente se os ouvir em sequência (uma música de um e depois uma música do outro sucessivamente) ambos os álbuns se integram. Para conhecer a teoria completa visite este link.
Os Radiohead indicam o seu professor de música Terence Gilmore-James como tendo sido o seu primeiro mentor. Colin Greenwood explica: «Quando começámos, era muito importante obter o seu apoio pois não conseguíamos nenhum da parte do reitor. Uma vez ele chegou a enviar-nos uma conta por uso da propriedade escolar».
Em 1987, uma semana antes do primeiro ensaio de Jonny Greenwood com os On A Friday, (nome dos Radiohead antes de optarem pelo nome actual), a banda actuou no, agora extinto, Jericho Tavern em Oxford. Tendo como ídolos os Talking Heads, foi adicionada uma secção de sopro ao conjunto, incluindo duas irmãs saxofonistas. Em baixo poderá ouvir uma música dos On A Friday:
Após o sucesso do álbum de estreia «Pablo Honey», Yorke confessou que perdeu um pouco o controlo do seu ego, o que provocou um consumo excessivo de álcool e uma alteração do seu visual, colocando extensões loiras (fotografia em baixo). «Quando regressei a Oxford estava insuportável,» afirmou em 2000.
O primeiro projecto de Colin Greenwood e Thom Yorke chamava-se TNT e possuía sonoridades punk. Enquanto Yorke estava na Universidade de Exeter, ele costumava tocar guitarra vestido com um uniforme techno.
Apesar de terem sido lançadas com 8 anos de intervalo, as músicas «Creep» e «Motion Picture Soundtrack» foram escritas no mesmo dia. A última existiu durante anos como uma gravação acústica não oficial, antes de ter sido finalmente adicionada a famosa linha de órgão e lançada como a última faixa de «Kid A».
Vinte anos depois do seu lançamento, a música «Creep» continua a dar que falar. Prince tocou uma versão no festival Coachella em 2008 (posteriormente mandou retirar todas as filmagens do youtube). Em Julho de 2010, o trailer do filme «A Rede Social» incluía uma cover da canção tocada pelo coro belga Scala & Kolacny Brothers (vídeo em baixo).
Segundo Thom Yorke, ele e Colin Greenwood apenas acabaram por se juntar numa banda devido ao seu péssimo gosto por roupas: «Acabávamos sempre por aparecer nas mesmas festas. Ele vestia uma boina e uma peça única tipo fato de licra ou algo simplesmente esquisito, eu usava camisas com adereços e um blazer, e ambos costumávamos passar algum tempo na secção de álbuns dos Joy Division.»
Jonny Greenwood é conhecido por tocar com uma Fender Telecaster. Uma excepção à regra é este videoclipe (em baixo), em que Greenwood toca com uma Rickenbacker e Thom Yorke surge actuando com um fato branco.
Hoje em dia o álbum «Kid A», é reconhecido como uma obra-prima que derrubou barreiras, mas em 2000 o registo foi alvo de criticas pouco simpáticas por parte da imprensa especializada.
Se não tivesse sofrido um desgosto amoroso, Phil Selway nunca teria pertencido aos Radiohead. Ele desistiu da banda no início dos anos 90 e mudou-se para a Irlanda, e apenas quando a sua relação terminou é que Phil se mudou de novo para Oxford e voltou a reunir-se com a banda.
Lembra-se daquela percussão peculiar na música «Paranoid Android»? O instrumentoé uma cabaça, similar às maracas, é um instrumento latino muito populare também uma forma de terapia para indivíduos com problemas neurológicos, pois apenas necessita de uma movimentação mínimade mãospara ser tocado. Ed O'Briené quem otoca na música.
Ed O'Brien é o elemento mais alto dos Radiohead com quase 1,90 m de altura. Nenhum outro membro possui mais de 1,80m.
Jeff Buckley teve mais influência nos Radiohead do que a banda poderá admitir hoje em dia. O produtor do álbum "The Bends", John Leckie lembra-se do efeito profundo que Buckley teve sobre Thom Yorke, afirmando: "Fê-lo aperceber-se que podia cantar em falsete sem tornar a sua voz irritante."
Os Radiohead têm vindo a prestar homenagem aos seus descendentes, dedicando músicas e albuns a estes. O registo «Hail To The Thief» foi dedicado ao primeiro filho de Jonny Greenwood, Tamir, nascido em 2002; «Amnesiac» é dedicado ao filho de Thom Yorke, Noah, nascido em 2001; já a filha de Thom , Agnes, nascida em 2004, tem como dedicatória o primeiro álbum a solo «The Eraser».
A faixa retirada do álbum «The Bends», «High and Dry», acabou por se tornar um hino acústico, mas originalmente era muito mais funky e baseada num ritmo «roubado» à banda Soul II Soul.
A personalidade de Thom Yorke e a recusa em ser amigo das outras celebridades levou artistas como Jack Black, Miley Cyrus e Kanye West a vir a público protestar com a sua forma de estar. Em 1996 Thom defendeu-se deste tipo de ataques, afirmando que «simplesmente estou rodeado por um mundo cheio de idiotas sorridentes e eu acho que não me quero tornar num.»
Um número misterioso surgiu na capa do EP «Airbag/How Am I Driving». Os fãs da banda rapidamente descobriram que ligando para o número, surgia uma saudação gravada de Thom Yorke. Supostamente as mensagens deixadas nesse número seriam guardadas para uma possível inclusão num futuro álbum.
Phil Selway e Jonny Greenwood juntaram-se à banda Dive Dive, para aparecerem no filme «Harry Potter e o Cálice de Fogo» em 2005. No filme surgiram como os Weird Sisters, uma banda famosa entre os jovens feiticeiros.
A capa do álbum «Hail To The Thief» foi criada pelo designer Stanley Downwood e «Dr Tchock» (mais conhecido como Thom Yorke). Supostamente representa Los Angeles onde a maioria do álbum foi gravado.
Em 1987, Thom Yorke e a sua namorada estiveram envolvidos num acidente automóvel. A namorada sofreu uma lesão no pescoço, e apesar de Yorke ter saído ileso, o acidente provocou-lhe uma fobia por carros, que mais tarde ele descreve em algumas músicas como «Airbag», «Killer Cars», «Stupid Car» e «Drunkk Machine».
Quando os Radiohead se juntaram as primeiras vezes na escola de Oxford, eram conhyecidos como On A Friday porque praticavam todas as sextas na sala de música. Em 1991 mudam o nome para Radiohead, em homenagem a uma música dos Talking Heads (vídeo em baixo).
Thom Yorke sofreu um Natal traumatizante em 1996. O seu lago de jardim gelou, matando a sua colecção de peixes exóticos.
O valor médio obtido pelos Radiohead na venda inovadora do seu sétimo álbum «In Rainbows» traduziu-se nuns míseros 3,5€, com 60% dos fãs a decidirem pagar.
Thom gravou os vocais da «Fake Plastic Trees» no final de 1994 após ter assisitdo a uma actuação de Jeff Buckley no Garage em Londres. Aparentemente, um Thom Yorke inspirado correu de volta ao estúdio, gravou dois takes e desfez-se em lágrimas.
Os Radiohead são um grupo com um elevado grau de instrução. Além da sua aprendizagem em escolas públicas, Thom possui um curso de Inglês e Arte da universidade de Exeter, Colin obteve um curso de Inglês em Cambridge, Ed estudou economia em Manchester e Phil tem um curso de Inglês e história em Liverpool. Jonny desistiu do seu curso de música em Oxford Brookes para se juntar à banda em 1991.
Jonny Greenwood é o único elemento da banda com formação em música clássica, tendo tido lições de violoncelo, viola e guitarra ainda em criança. O multi-instrumentista toca ainda órgão, piano, xilofone, glockenspiel, martenot (similar ao theremin), banjo e harmónica.
Fonte: NME
Comentários