Katy Perry estava nomeada em nove categorias e arrecadou esta noite em Los Angeles três dos galardões principais, o de vídeo do ano com «Firework», melhores efeitos especiais e melhor colaboração para o tema «E.T.», em que tem uma parceria com Kanye West.

Os dois subiram ao palco para receber este troféu e Perry não hesitou em recordar o infame momento em que Kanye West tinha invadido o palco e tirado o microfone a Taylor Swift, na edição de 2009 dos VMAs. «É agora que me queres interromper, Kanye?», ironizou a cantora.

A britânica Adele também foi distinguida com quatro prémios nas categorias de melhor edição, melhor direção artística e melhor fotografia pelo vídeo do tema “Rolling in the Deep” na cerimónia de entrega dos prémios atribuídos pelo canal de televisão MTV.

A cerimónia foi repleta de momentos caricatos.

Lady Gaga esteve lá...e não esteve. Em vez dos habituais visuais arrojados da cantora, desta vez foi o seu alterego masculino, que apelidou de Jo Calderone, a aparecer na cerimónia. Foi de casaco e calças pretas que Gaga fez o número de abertura onde, ao piano, cantou «You and I» e foi acompanhada por Brian May, guitarrista dos Queen.

A cantora manteve-se assim durante toda a noite, nunca saindo da personagem. Foi aliás Lady Gaga quem entregou a Britney Spears o prémio para melhor vídeo pop por «Till The World Ends».

Outro dos momentos mais falados da noite foi quando, na passadeira vermelha, Beyoncé anunciou que está grávida, esperando assim o seu primeiro filho com o marido Jay-Z. Durante a sua atuação na cerimónia, em que interpretou «Love on Top», Beyonce desabotoou o seu casaco e esfregou a barriga, mostrando ao mundo a gravidez.

Houve ainda tempo para uma homenagem a Amy Winehouse com Tony Bennett, que fez um dueto com a artista, a dedicar-lhe algumas palavras antes de revelar um vídeo das gravações nunca antes visto. Bruno Mars recordou Winehouse com a canção «Valerie», um original dos Zutons que a cantora tinha gravado.

LISTA DOS VENCEDORES

Vídeo do ano: Katy Perry, «Firework»

Vídeo Pop: Britney Spears, «Till the World Ends»

Vídeo Rock: Foo Fighters, «Walk»

Vídeo Hip-hop: Nicki Minaj, «Super Bass»

Colaboração: Katy Perry com Kanye West, «E.T.»

Vídeo Masculino: Justin Bieber, «U Smile»

Vídeo Feminino: Lady Gaga, «Born This Way»

Vídeo com mensagem: Lady Gaga, «Born This Way»

Coreografia: Beyoncé, «Run the World (Girls)»

Edição: Adele, «Rolling in the Deep»

Efeitos Especiais: Katy Perry featuring Kanye West, ‘E.T.'

Fotografia: Adele, «Rolling in the Deep»

Direcção Artística: Adele, «Rolling in the Deep»

Realização: Adele, «Rolling in the Deep»

Artista Revelação: Tyler, The Creator, «Yonkers»

SAPO com Lusa