Ten.jpg" />
Reeditado em quatro versões especiais, cada pacote de "Ten" inclui, entre outros extras, duas versões distintas do álbum que celebrizou Alive, Even Flow e Jeremy: a remasterização da versão original do álbum e, ainda, uma versão remixada por Brendan O'Brien, o responsável pela produção dos restantes álbuns do grupo.
Entre os extras que integram estas quatro reedições - "Legacy Edition", "Deluxe Edition", "Vinyl Collection" e "Super Deluxe Edition" -, encontram-se os LP's correspondentes aos álbuns, o DVD do MTV Unplugged dos Pearl Jam (1992), imagens e faixas inéditas, como Breathe, State of Love and Trust, Brother, Just a Girl, Evil Little Goat e 2000 Mile Blues. Os fãs incondicionais que optarem pela "Edição Super Deluxe", terão, ainda, direito a um terceiro e um quarto LP (que reproduzem a actuação dos Pearl Jam, a 20 de Setembro de 1992, no Magnuson Park, em Seattle), uma réplica da demo original "Momma-Son" (que inclui os êxitos Alive, Once e Footsteps) e, também, uma réplica dum caderno de Eddie Vedder, preenchido com notas pessoais, fotografias, etc.
Recorde-se que, logo após a sua edição, a 27 de Agosto de 2001, "Ten" tornou-se, mais do que num símbolo do movimento grunge, no símbolo de uma geração, num ícone cultural dos anos 90, vendendo cerca de 12 milhões de cópias e atingindo o nº 2 da tabela norte-americana de álbuns.
À reedição de "Ten", seguir-se-ão, até 2011, outras reedições do catálogo musical da banda de Eddie Vedder igualmente inseridas na sua «campanha de relançamentos», que pretende comemorar o 20º aniversário da brilhante carreira.
Comentários