Enquanto vivo, o músico tocou com outras lendas dos blues como Muddy Waters, Sonny Boy Williamson e Robert Nighthawk.
BB King com quem Perkins também partilhou o palco, emitiu a seguinte declaração: “Ele possuía uma voz distinta, e por certo que sabia tocar o piano. Será recordado não só por mim como por amantes de música espalhados por todo o mundo.” Afirmando ainda que “Ele foi um dos últimos grandes nomes da geração de blues do Mississippi”.
Perkins cresceu numa plantação em Honey Island no estado de Mississippi, onde passou a sua juventude a apanhar algodão e a arar campos com uma mula, indo raramente à escola.
Começou a carreira musical como guitarrista, mas após se ter lesionado com gravidade num braço durante uma luta de facas em 1943, acabou por se mudar para o piano. Pouco tempo após este incidente, o músico deslocou-se para o Arkansas onde começou a actuar com as lendas dos blues Sonny Boy Williamson, Earl Hooker e Robert Nighthawk.
Em 1969 junta-se a Muddy Waters, com quem se manteve por mais de uma década. Pinetop Perkins lançou o seu primeiro álbum em 1988, tinha então 75 anos.
Em 2008 o seu álbum Pinetop Perkins & Friends, contou com contribuições de artistas como Eric Clapton e B.B. King. Até à data da sua morte, o pianista gravava e actuava com regularidade.
Comentários