Para a edição deste ano do GAR, está já também confirmada a presença dos britânicos Three Friends, que integram dois músicos dos extintos Gentle Giant, Gary Green (guitarra e voz) e Malcomn Mortimore (bateria).
Luís Miguel Loureiro, da organização do GAR, disse à Lusa que o cartaz da edição deste ano inclui também outro regresso, o dos belgas Aranis, que em 2008 constituíram “um dos maiores sucessos” dos festivais de Gouveia.
Peter Hammill já actuou no GAR também em 2008, com os Van der Graaf Generator, grupo britânico formado em 1968 que tem agendados para este ano 14 concertos no Reino Unido, Bélgica, Itália, Alemanha e República Checa.
Os organizadores da nona edição do GAR contam anunciar brevemente o cabeça-de-cartaz do primeiro dia, 30 de Maio, bem como os restantes grupos.
“Este ano, será provavelmente o melhor cartaz de festivais de música progressiva do Mundo. O nosso maior concorrente, o Near Festival, dos Estados Unidos, não conseguiu um cartaz tão bom”, salientou Luís Miguel Loureiro.
O GAR vai decorrer, como habitualmente, no Teatro-Cine de Gouveia, mas este ano não haverá recital na igreja porque o cartaz não tem as características de uma actuação deste tipo, explicou.
“Haverá outras actividades abertas à população”, referiu Luís Miguel Loureiro, realçando que, apesar das restrições que a actual crise financeira provocou, a Câmara de Gouveia decidiu manter o apoio ao GAR, o que demonstra a “aposta estratégica” da autarquia neste evento.
@SAPO/Lusa
Comentários