
O Festival decorrerá de 10 a 13 de julho, no Auditório Municipal Ricardo Carapeto, que foi um dos palcos da edição do ano passado, e o cartaz integra ainda a espanhola María Benasarte, que em 2009 se estreou em disco, interpretando melodias tradicionais de fado, com poemas do português Tiago Torres da Silva.
Carminho, distinguida no ano passado com o Prémio Amália Rodrigues para a Melhor Intérprete, Diana Navarro e os Buraka Som Sistema são outros nomes que participam no Festival.
A organização afirma, no portal do Badasom, que este ano se pretende um certame “mais ambicioso, uma marca renovada e uma nova imagem à altura da cidade de Badajoz".
O objetivo, afirma a organização, é tornar o Badasom “uma marca de excelência cultural” para a cidade fronteiriça da Extremadura e “uma referência musical para Portugal e Espanha”.
Nas edições anteriores participaram, entre outros, Dulce Pontes, Estrella Morente, Tomatito, Chambao, Diego el Cigala, José Mercé, o Ballet Nacional de Espanha, Vicente Amigo, Carmen Linares, Enrique Morente, Miguel Poveda, que integrou o elenco do filme “Fados”, de Carlos Saura, Mariza, Camané, Cristina Branco, Antonio Chaínho, Paulo de Carvalho, Ricardo Ribeiro e Joana Amendoeira.
O Badasom é apresentado esta segunda-feira, no Instituto Cervantes, em Lisboa, pela conselheira de Cultura do Governo Autónomo da Extremadura, Trinidad Nogales, e pelo alcaide de Badajoz, Francisco Javier Fragoso.
@Lusa
Comentários