A partir do seu terceiro disco, "The Ideal Crash"(1999), os dEUS apostaram numa polidez algo inesperada para quem os associava a irreverência e experimentalismo, elementos que tornaram a banda belga numa das mais aplaudidas do rock alternativo da década de 90.
Desde aí até ao álbum seguinte o grupo manteve um hiato de sete anos, regressando com o interessante "Pocket Revolution"(2006), mais uma boa colecção de canções onde a carga abrasiva dos primeiros discos voltou a evidenciar-se, ainda que os melhores momentos tenham sido os que mantiveram uma placidez comparável à de "The Ideal Crash".
"Vantage Point"(2008), o quinto álbum de originais da banda, investiu em sonoridades ainda mais calmas, sendo escassos os episódios em que as guitarras aceleram, o que nem sempre é muito positivo mas está longe de tornar o resultado numa decepção.
Sem grandes contrastes entre as atmosferas da maioria dos temas, este é o registo mais linear dos dEUS, mesmo não sendo mais imediato já que as composições da banda continuam a precisar de tempo para se revelarem - e quem lhes der essa oportunidade pode confirmar que Tom Barman continua a ser um confiável escritor de canções.
As que apresenta aqui não serão das mais inspiradas da discografia do grupo, mas os momentos sedutores são mais frequentes do que os medianos e o alinhamento apenas começa a fraquejar no final, embora aí "Vantage Point" já se tenha imposto como um álbum recomendável - graças à ajuda da sensibilidade popde "When She Comes Down" ou da vibração funk de "The Architect", seguramente uma das canções mais trautáveis dos dEUS, um single óbvio e um atípico momento dançável num disco relativamente tranquilo.
Ainda mais incisiva, "Favourite Game" é a grande canção do álbum, alicerçando-se numa guitarra nervosa e num Tom Barman descontrolado q.b. para desenhar um respeitável concentrado de tensão, disparando um refrão irresistível - e cuja letra é a mais explícita que o músico diz já ter escrito, relatando uma noite de insinuação e disputa a dois.
Este é também um dos momentos que melhor funciona ao vivo - quem viu a banda em Paredes de Coura ou no Coliseu de Lisboa, por exemplo, poderá confirmá-lo. E se tudo correr bem, em Gaia haverá agora uma nova confirmação.
Os dEUS actuam no Palco TMN do festival Marés Vivas, em Gaia, a 17 de Julho.
Videoclip de "Favourite Game":
Videoclip de "The Architect":
Comentários