
Depois de tomarem conta desta nossa casa - Zambujeira do Mar incluída - com uma Dança do Balcão de fazer corar a Vovó Joaquina, os Virgem Suta regressam aos álbuns com «Doce Lar», um exclusivo Music Box. De Beja para o mundo, a dupla formada por Jorge Benvinda e Nuno Figueiredo reúne uma mão-cheia de histórias sobre o Portugal mais e menos profundo com a leveza, fina ironia e tom deliciosamente castiço que fez dela uma das mais acarinhadas pelo público nacional. Três anos após a estreia, os Virgem Suta apuraram os sentidos, aperfeiçoaram a relação entre música tradicional e modernidade pop e escreveram um tratado de portugalidade para desvendar, apenas no music box.
«Little Broken Hearts» é o nome do novo álbum de Norah Jones, o primeiro após o triunfo que foi «The Fall», um dos melhores da década passada. Cantar sobre corações desfeitos e camas por fazer não é novidade no hemisfério pop, mas quando falamos de Norah Jones, temos obrigação de ouvir com atenção redobrada, até porque não há mal que a voz da norte-americana não cure. Produzido por Danger Mouse, que também é coautor das 12 faixas, «Little Broken Hearts» desvia-se do jazz para aportar no indie pop, onde a filha de Ravi Shankar navega tranquilamente - como se pode atestar nos The Little Willies - mas onde é mais difícil deixar a sua marca.
Igualmente norte-americanos, os Light Asylum estão dispostos a deixar a sua marca num território diferente e menos definido daquele em que se move Norah Jones. O álbum homónimo de estreia é um complexo, mas sedutor, cruzamento de electrónica retro com música industrial e um obscurantismo gótico de cadência vertiginosa. Uma banda para manter debaixo de olho.
Nos singles, o maior destaque vai para «Vamos Lá», a música da nova campanha da TMN que todos queriam ouvir na íntegra e que o music box revela em primeira mão. Trata-se da primeira faixa dos somsom, um projeto de Fred e João Barbosa (aka Lil’John) que, para além de produtores, integram os Buraka Som Sistema. Para convocar os portugueses, a dupla escolheu a voz de Mel do Monte, a vocalista dos Miúda que é graúda no talento e ambição.
Há ainda música nova para Kanye West, Orelha Negra e Foxes e mais um single extraído do último álbum dos Coldplay. Tudo isto para ouvir, guardar e partilhar no music box.
Comentários