Ninguém tinha dúvidas sobre as capacidades vocais e artísticas da dupla, mas ambos surpreenderam a plateia e criaram um ambiente de grande euforia à sua volta. O recinto não estava lotado para receber Nas e Damian Marley que fizeram as delícias dos quase sete mil espectadores na sala.
A banda que os acompanhou manteve um ritmo fervilhante durante mais hora e meia de show. Músicas como «Friends», «Welcome To Jamrock» e «As We Enter» deixaram o Atlântico completamente rendido.
O pavilhão quase 'foi abaixo' quando o filho mais novo de Bob Marley cantou com os presentes «Could You Be Loved» ou quando Nas segurou o microfone no alto e entoou «One Mic».
Durante todo o espectáculo Nas, Damian Marley e a banda elevaram, bem alto as raízes africanas. A bandeira da Jamaica, símbolo máximo da Reggae Music, esteve sempre presente em cima do palco.
Os portugueses Orelha Negra e Richie Campbell abriram a primeira parte do concerto.
O jovem de 23 anos abriu as “hostilidades” da muito aguardada noite de “peace and love”. Richie Campbell é um dos nomes incontornáveis do Reggae nacional e já deixou a sua marca no panorama internacional ao colaborar com grandes artistas como Kymani Marley (filho de Bob Marley) e Jason Farmer. Foi com aplausos e gritos que o músico português foi recebido por mais de duas mil pessoas que, a uma só voz, entoaram as músicas do princípio ao fim.
Os Orelha Negra mostraram o seu novo projecto, que não utiliza a voz como fonte principal. Bateria, pratos, MPC, teclas e um baixista compunham o conjunto e exibiram uma mistura de Soul, Funk e 'alternative'.
Sobre os músicos
O músico norte-americano Nas e o jamaicano Damian Marley vieram ao Pavilhão Atlântico mostrar o álbum «Distant Relatives». A colaboração entre a lenda do hip hop norte-americano e o filho mais novo de Bob Marley - conhecido pelo cognome Jr. Gong - começou no disco «Welcome to Jamrock», editado em 2005.
Este trabalho é uma mistura de hip hop e reggae, salientando sempre as raízes africanas. O primeiro plano da parceria foi angariar dinheiro para construir escolas em África e as letras apelam a problemas sociais como a pobreza ou a injustiça naquele continente. Foi nesse registo que os músicos se apresentaram em Lisboa.
Nas estreou-se com o álbum «Illmatic» em 1994 e é considerado um dos maiores rivais de Jay-Z. O norte-americano é uma lenda do hip-hop desde o início dos anos 90, quando se deu a conhecer vindo do bairro de Queensbridge em Long Island. Filho do trompetista Olu Dara, já vendeu mais de 20 milhões de discos e foi nomeado para 11 Grammys.
O filho mais novo do imortal Bob Marley, Damian «Jr. Gong» Marley começou a delinear a sua história no mundo da música ao tornar-se o primeiro artista reggae a vencer um Grammy fora da categoria do reggae. A este marco juntou-se o galardão para «Best Urban/Alternative Performance» com o êxito «Welcome to Jamrock». O álbum, com o mesmo nome, venceu a categoria para "Best Reggae Album".
Texto: CPaquete
Fotos: Edson Vital
Comentários