O cantor, falecido no passado mês de Julho, encontra-se nomeado em cinco categorias, entre as quais a de Artista do Ano, Melhor Artista Masculino, Melhor Álbum Pop/Rock, Melhor Álbum Soul/R&B (ambas por “Number Ones”, de 2003) e Melhor Artista Soul/R&B.

Na origem das suas nomeações estará, curiosamente, a sua morte, que o transformou no artista que mais álbuns vendeu este ano, com um total, até ao momento, de 5,7 milhões de cópias, só nos Estados Unidos. (Recorde-se que os critérios de escolha dos nomeados são, além das emissões radiofónias,as vendas de CDs).

Na categoria de Artista do Ano, são adversários do autor de Thriller os Kings of Leon, Lady Gaga, Eminem e Taylor Swift, que reúne um total de seis indicações, sendo a única artista a superar o número de nomeações atribuídas ao rei da pop.

A jovem intérprete de Love Story e You Belong With Me (Taylor tem apenas 19 anos de idade) concorre assim a Artista do Ano, Melhor Artista Feminina, Melhor Álbum Pop/Rock, Melhor Álbum Country (ambos por “Fearless”), Melhor Artista Feminina Country e Melhor Artista Contemporânea.

Nos lugares cimeiros na corrida aos prémios encontra-se, também, Eminem, com quatro nomeações – Artista do Ano, Melhor Artista Pop/Rock, Melhor Artista Rap/Hip-hop e Melhor Álbum Rap/Hip-hop, por “Relapse”-, bem comoBeyoncé, Black Eyed Peas, Lady Gaga, T.I. e Kings Of Leon, com três indicações cada.

Os prémios, cujos vencedores são determinados por membros do público, através de votação online,serão entregues a 22 de Novembro, numa cerimónia a ter lugar no Nokia Theatre, em Los Angeles. Entre as presenças já confirmadas no evento, destacam-se as de Alicia Keys, Black Eyed Peas, Jennifer Lopez e Adam Lambert -o segundo classificado do programa de talentos “American Idol”.

Recorde-se que Michael Jackson é o artista a solo com mais prémios arrecadados ao longo da sua carreira, com 22 American Music Awards, entre eleso de Artista do Século.

Sara Novais