Esta plataforma foi lançada em 2014, numa parceria entre a Comissão Europeia e o Parlamento Europeu, com o objetivo de dar visibilidade internacional a festivais de artes e cultura, para que beneficiem de redes de encontro e promoção a nível global.
A primeira iniciativa da EFFE é a atribuição de um selo de qualidade a festivais europeus que preencham três requisitos: compromisso artístico, envolvimento da comunidade e perspetiva internacional. De acordo com a lista divulgada hoje, de Portugal foram selecionados 65 festivais.
A lista - que pode ser consultada em http://www.effe.eu/node/67 - inclui ainda, por exemplo, o Festival Internacional de Tunas Universitárias "Cidade do Porto", o Terras Sem Sombra, o Super Bock Super Rock, o Festival Músicas do Mundo de Sines, o Milhões de Festa, o Marionetas na Cidade, o International Clown Festival e o 180 Creative Camp.
No total, o selo de qualidade foi atribuído a 761 festivais de 31 países.
Além do selo de qualidade, a plataforma EFFE irá ainda atribuir prémios aos melhores festivais, numa cerimónia que acontecerá no outono, ainda em data e local a anunciar.
A plataforma EFFE é coordenada pela European Festivals Association (EFA).
@Lusa
Comentários