Organizado por uma empresa privada e com o apoio da Câmara de Mértola, o festival Ilha dos Sons - Festival da Juventude de Mértola, para um público-alvo dos 16 aos 30 anos, vai decorrer até sábado, junto à Praia Fluvial da Tapada Grande, naquela aldeia do concelho de Mértola.

À semelhança da primeira edição, que recebeu 5000 visitantes, a Ilha dos Sons deste ano apresenta um cartaz "100% português", que abarca vários estilos musicais, como reggae, soul, hip-hop, indie rock e dance, disse à agência Lusa o produtor do festival, João Pedro Lampreia.

A primeira noite do festival, na quinta-feira, é dedicada aos estilos reggae e dance e inclui os concertos de Kristóman & Randyone, Kussondulola e Spitfyah Sound System e as sessões dos dj Shock e Smash.

A segunda noite, na sexta-feira, será dedicada aos estilos hip-hop, indie rock e dance e contará com os concertos de Horses for Courses, Linda Martini, Dillaz, Supa Dust Man e as sessões dos dj Krisnha e Overule & Virgul.

A Ilha dos Sons termina no sábado com uma noite também dedicada aos estilos hip-hop, indie rock e dance e que inclui os concertos de Metamorfose, Jimmy P, Dengaz e Ahya Band e as sessões dos dj's Sunlize, Dupla Mete Cá Sets e Ezrra.

Segundo João Pedro Lampreia, os cabeças de cartaz Dillaz, Jimmy P e Dengaz e Ahya Band foram escolhidos por jovens através de um inquérito realizado nas plataformas sociais do festival na Internet.

Segundo a organização, o festival Ilha dos Sons pretende promover a luta contra a desertificação, a descentralização de eventos dos grandes centros urbanos para o interior, a consciencialização social e ambiental e dinamizar a região turística e culturalmente.

A praia fluvial de Mina de S. Domingos "promete ser a opção perfeita para os festivaleiros", os quais, através da Ilha dos Sons, "poderão usufruir de um festival de música de referência e aproveitar para conhecer mais uma pacata e paradisíaca localidade alentejana".

A aldeia de Mina de S. Domingos oferece "ótimas condições" para a realização da Ilha dos Sons, porque dispõe de "uma praia fluvial única" e junto a "uma ampla zona verde" para campismo.

"É um campismo vedado, vigiado, com todas as condições para os campistas poderem acampar" entre as 10h00 de quarta-feira e as 18h00 de domingo, disse, João Pedro Lampreia, frisando que o campismo é gratuito para quem comprar o passe para os três dias do festival.

Segundo João Pedro Lampreia, os portadores de Cartão Jovem ou do Cartão Jovem de Mértola terão um desconto de cinco euros na compra do passe para os três dias do festival.

@Lusa