"Esta é uma fundação para dar poder à juventude. Trata-se de modificar o clima do ambiente escolar", afirmou a cantora, na quarta-feira durante uma apresentação na Universidade de Harvard, em Cambridge.

Com a estrela da televisão americana, Oprah Winfrey, Lady Gaga lançou a "Born This Way Foundation", batizada com o nome do seu single e álbum de sucesso, cujo objetivo é aumentar a autoestima dos adolescentes e incentivar os adultos a ajudá-los.

“É necessária uma 'cultura do amor' para lutar contra a intimidação entre os estudantes e contra a falta de confiança que os adolescentes têm em si mesmos”, disse a cantora, que mais uma vez mostrou o seu estilo extravagante, apresentando-se com um penteado tipo colmeia.

O "bullying" é um assunto a que Gaga dá especial atenção, chegando mesmo a abordar o assunto com os assessores do presidente Obama, na Casa Branca, em dezembro.

"Devemos chegar aos que perseguem", defende a cantora. "O que alimenta a sua ira?", perguntou.

Oprah Winfrey, que entrevistou Lady Gaga, comparou a ideia desta fundação com campanhas anteriores bem sucedidas contra o tabagismo ou contra o excesso de álcool ao volante.

"O que está a ser criado não é apenas uma fundação, mas também um movimento", disse.

SAPO c/ AFP