Foi por volta das 00h20 que os The Discotexas Band – grupo que reúne vários artistas da editora Discotexas – subiram ao palco do Musicbox, com o intuito de apresentar o primeiro álbum a solo de Moullinex, intitulado “Flora”, com lançamento previsto para dia 26 de outubro. A banda – que reúne ainda Da Chick, Xinobi, Luís Calçada e Miguel Vilhena – viajou pelo mundo do disco funk com muito groove, tanto nas partes mais calmas, como nas partes mais aceleradas, demonstrando uma boa dinâmica e uma boa cumplicidade entre os artistas que a constituem.

Foram interpretadasmúsicas como: “Feel the Need”, de Mirror People; “Cocktail”, de Da Chick; o já bem conhecido “Sunflare”, de Moullinex; e “Déjà Vu”, que contou com a participação de Iwona, elemento feminino do duo Rebeka, que viria a atuar mais tarde. Para o final ficaram os temas “Undertaker” e “Maniac”, cover de Michael Sembello, que pôs toda a gente a dançar e a cantar.

O momento mais aguardado da noite estava a cargo do trio de Copenhaga WhoMadeWho, de regresso ao Musicbox, depois de um concerto memorável em 2011. O grupo, formado em 2003, que conta já com quatro álbuns de estúdio, veio a Portugal apresentar o seu mais recente trabalho “Brighter”, lançado em fevereiro deste ano.

Os dinamarqueses são conhecidos, não só pela sua agradável sonoridade electroclash/electropop, como também pelo seu desempenho energético ao vivo – destaque para o baixista Thomas Hoffding, que esteve imparável nas suas incursões por entre a plateia. Para além das músicas do novo disco de WhoMadeWho, não ficaram esquecidos clássicos de álbuns anteriores, como “Tv Friend”, “Keep Me On My Plane”, “Space For Rent”, “Rose” e “Every Minute Alone”, o qual finalizou o concerto, antes do encore.

“Never Had The Time”, do álbum “Brighter”, abriu o regresso do trio ao palco, mas foi com a canção “Satisfaction”, cover de Benny Bennassi, que o público foi levado à histeria. No final, a audiência aplaudiu de forma entusiástica a prestação do coletivo, que decerto terá deixado muitas saudades a quem assistiu a este concerto memorável.

De seguida, jácom asala mais vazia, o duo Rebeka, do qual fazem parte Iwona Skwarek e Bartosz Szczesny, subiu ao palco para a última performance, em formato banda, da noite. Os músicos, de origem polaca, foram protagonistas de uma atuação bastante completa do ponto de vista instrumental, recorrendo a sequenciadores, teclados, máquinas de efeitos, baixo, guitarra e um módulo de filtros Moog. Complementando sonoridades disco e techno com recurso a sintetizadores vintage, por várias vezes o duo ainda explorou áreas como o downtempo e o trip hop. Não ficou esquecido o orelhudo tema “Stars”, que foi acompanhado, a cantar, pelo público – o qual ficou, na generalidade, rendido à agradável musicalidade do conjunto polaco.

Para finalizar, Xinobi – em formato DJ – teve a tarefa de manter o Musicbox a dançar, com recurso a um set bem executado, que percorreu alguma sonoridade electro-house.

Encerrado o terceiro dia e o primeiro fim de semana do Jameson Routes, resta aguardar pelos concertos de sexta e sábado da próxima semana. Dia 26 haverá Marfox, Kode 9, Gala Drop e Six Organs Of Admittance, e no dia a seguir Jorge Caiado, Sensible Soccers, Ifan Dafydd e Twin Shadow.

Manuel Rodrigues