A estrela brasileira, que marcou presença em todas as edições portuguesas do evento, regressa a Portugal para apresentar o seu mais recente trabalho de originais, “Pode Entrar” (2009) – um registo intimista gravado no seu estúdio particular, em Salvador, que conta com a participação de convidados muito especiais, como Marcelo Camelo, Carlinhos Brown, Lulu Santos, Maria Bethania e Aviões do Forró.
A data em que deverá subir ao palco ainda não é conhecida.
Depois de ter actuado, em 2004, na Tenda Raízes do Rock in Rio e de ter participado, no mesmo ano, no concerto de Daniela Mercury, a diva do Fado regressa ao certame lisboeta, desta feita, para actuar no Palco Mundo - o maior e mais importante do festival -, tornando-se na primeira fadista a subir ao Palco Mundo num concerto em nome próprio.
As duas artistas juntam-se assim aos já confirmados Muse e Shakira no Palco Mundo, e também a Jorge Palma, Zeca Baleiro, Luís Represas e Martinho da Vila, que vão actuar, em formato duo, no Palco Sunset – um espaço dedicado à experimentação, a encontros inesperados e concertos únicos, que regressa este ano à Cidade do Rock com mais novidades na fusão dos diversos estilos musicais.
Recorde-se que oRock in Rio-Lisboa volta ao Parque da Bela Vista nos dias 21, 22, 27, 28 e 29 de Maio de 2010. Os bilhetes para o evento custam €58.
Sobre Ivete Sangalo
Também conhecida como «Furacão da Baía», Ivete Sangalo tornou-se conhecida como vocalista da Banda Eva. Em 1999, decidiu seguir uma carreira a solo, dando início a uma nova fase em que se transformou num verdadeiro fenómeno da música nos últimos anos.
Sobre Mariza
Nascida em Lourenço Marques, veio para Portugal com apenas três anos e foi viver para o bairro da Mouraria. O gosto pelo Fado é influenciado em grande parte pelo pai, que era um grande adepto deste género musical. As suas principais influências foram Amália Rodrigues, Carlos do Carmo, Fernando Farinha e Fernando Maurício. A partir desta altura, o Fado passa a fazer parte da vida de Mariza que, mais tarde, começa a cantar em várias casas de Fado e restaurantes de Lisboa, como o “Café Café” de Herman José.
Mariza já editou, ao longo da sua carreira, cinco álbuns edois DVDs ao vivo: “Fado em Mim” (2002), “Fado Curvo” (2003), “Transparente” (2005), “Concerto Em Lisboa” (2006), “Terra” (2008) e os DVDs “Live in London” (2004) e "Concerto em Lisboa" (2006).
Com estes cinco trabalhos, Mariza conseguiu arrecadar dezenas de prémios e distinções em todo o mundo, incluindo Canadá, Alemanha, Inglaterra ou Austrália, e ser nomeada para prémios como os “Emma Gaala”, na categoria de “Melhor Artista Internacional”, ao lado de gigantes da música como Robbie Williams, Andrea Bocelli, Basshunter, Iron Maiden ou Red Hot Chili Peppers.
Mariza foi também a primeira portuguesa nomeada para um Grammy.
Em Portugal, entre muitos prémios, foi distinguida com a Ordem do Infante Dom Henrique, grau Comendador, pelo Presidente da República, Jorge Sampaio, venceu o Globo de Ouro para “Melhor Artista Individual” e recebeu o “Prémio Internacional” da Fundação Amália Rodrigues por ser a artista que mais divulga a música portuguesa no estrangeiro.
Comentários