Depois de nove anos em Vila Nova de Gaia, o Hard Club atravessou o rio e entrou num dos edifícios mais emblemáticos da Invicta. Com mais de cem anos de história, o Mercado Ferreira Borges ganhou novas estruturas e o Hard Club ganhou novos objectivos que ultrapassam a música.
"É um centro de animação cultural, já que a programação que estamos a desenvolver não é só música mas também teatro, cinema e até eventos gastronómicos", explica ao SAPO Música Paulo Ponte, responsável pelas relações institucionais do Hard Club.
Novo impulso pararevitalizar centro da cidade
Ao passar os portões de grades vermelhas do Mercado Ferreira Borges, saltam à vista dois blocos negros insonorizados, divididos pelo corredor central do edifício que mantém o seu charme oitocentista.
Paulo Ponte realça que durante as obras de "integração e implementação" do Hard Club houve a "preocupação" de não "chocar com a arquitectura original do edifício".
O resultado final vai contemplar dois espaços para concertos. A sala 1 com capacidade para mil pessoas e a sala 2 com capacidade para 120 pessoas sentadas e 300 de pé.
No fim do corredor central, apelidado de main floor, há um palco acústico. Este mesmo corredor recebe, para marcar a inauguração do espaço, uma exposição de fotografias das memórias do Hard Club em Gaia, da autoria do fotógrafo António Teixeira.
O Hard Club vai contar ainda com salas de estúdio e ensaio, loja de discos e livros, restaurante e cafetaria. A parte exterior do Mercado Ferreira Borges, com vista para a Praça do Infante, vai acolher uma esplanada.
Um novo espaço que pode dinamizar o centro histórico do Porto. Paulo Ponte deixa, contudo, uma ressalva: "nós sozinhos não conseguimos transformar a zona da Ribeira". A revitalização do coração da Invicta passa também pelo trabalho dos "outros agentes e entidades que têm a sua actividade aqui", defende o responsável pelas relações institucionais do Hard Club.
Atari Teenage Riot e Moonspell
Os alemães Atari Teenage Riot (dia 17), o canadiano Danko Jones (dia 18) e os portugueses Moonspell (dia 19) actuam no primeiro fim-de-semana de concertos do Hard Club.
A agenda musical do espaço conta também com a presença de Samuel Úria, a 25 de Setembro, Blind Zero, a 1 de Outubro, Foge Foge Bandido, a 2 de Outubro, e Rita Redshoes, a 5 de Novembro.
No dia 28 deste mês, o Teatro Palmilha Dentada estreia a peça "O Guardião do Rio" na sala 2, que estará em cena de terça a domingo até 7 de Dezembro. A programação, que contempla outros espectáculos de teatro, performance, cinema e workshops, pode ser consultada na íntegra no site do Hard Club.
Comentários