![Há livros e futebol na vida de Gabriel o Pensador](/assets/img/blank.png)
O último trabalho, "Cavaleiro Andante", data de 2005 e desde então o rapper brasileiro, de 37 anos, editou uma coletânea, um livro de poemas ("Diário Noturno") e outro para crianças, "Um garoto chamado Rorbeto", através do qual fala do analfabetismo e educação e que lhe valeu o prémio Jabuti de melhor livro infantil.
Além disso descobriu uma nova faceta, a de empresário de futebol, estando ligado a dois clubes brasileiros que são também projetos sociais para jovens futebolistas, disse à agência Lusa.
Uma coisa "que começou por brincadeira" tornou-se numa atividade a sério, junto de um clube de formação de atletas e de equipas no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul, que lhe ocupam grande parte do tempo.
"Os livros e o futebol me afastaram um pouco do estúdio", disse, admitindo que encontrou fora da música uma outra maneira de ter um papel social mais ativo.
Estudante de comunicação social, Gabriel Contino fez em 1992 a música "Tô Feliz (Matei o Presidente)", numa referência a Fernando Collor de Mello, e no ano seguinte editou o álbum de estreia, homónimo, que incluia os temas mordazes "Lôraburra" e "Retrato de um playboy".
Fez sucesso no Brasil, e também em Portugal, ainda com outras canções como "Festa da Música", "2345meia78" ou "Estudo Errado".
Agora, quase com vinte anos de carreira, tem novo disco, gravado em São Paulo e apurado a longo prazo, que inclui os temas "Deixa Quieto", com um excerto de uma canção de Marisa Monte e "Pimenta e Sal".
Embora reconheça que ainda tem muito para fazer com a música - enquanto ferramenta na construção social - Gabriel o Pensador vira a bússola para outras direções.
Quer continuar a "falar de coisas boas e ruins, o desabafo de uma tristeza, não só de problemas sociais, temas mais intimistas".
"Eu gosto de falar de coisa boa, de amizade, de festa, de surf. A música está aberta para trazer novas inspirações e é por isso que não sentimos o tempo a passar", disse.
O músico vai atuar na sexta-feira no Festival do Crato, em Portalegre, e no sábado em Manteigas, no Festival Serra da Estrela.
@Lusa
Comentários