Na origem da saída, terá estado a sua vontade em prosseguir numa carreira a solo. “O John já tinha feito o check out mental do grupo há muito tempo. Agora está dedicado a fazer a sua própria música, os seus próprios discos. Toda a máquina que rodeia a banda já não lhe interessa”, explicou fonte próxima do grupo.

Ainda de acordo com o site, o músico já terá sido substituído por Josh Klinghoffer – guitarrista que acompanhou o grupo californiano na sua última digressão.

Esta não é a primeira vez que Frusciante se afasta da banda. Em 1992, após a digressão de promoção ao aclamado“Blood Sugar Sex Magic”(1991), o guitarrista abandonou o conjunto de Antony Kiedis, regressando apenas em 1998 para substituir Dave Navarro, aquando da edição do álbum “Californication”.

Recorde-se que os Red Hot Chili Peppers encontram-se a preparar um novo álbum de originais, a ser lançado, segundo Chad Smith, baterista da banda, em Outubro do próximo ano. O novo disco será o primeiro trabalho de estúdio dos autores de Scar Tissue em quatro anos e virá colocar um ponto final à pausa que o grupo fez após a digressão de promoção de “Stadium Arcadium” (2005).

Sara Novais