De acordo com o agenciamento de Filipe Sambado, num comunicado hoje divulgado, a digressão “Gémea analógica, Parte 1” arranca em 15 de março no Musicbox, em Lisboa.

A digressão, na qual Filipe Sambado dará a conhecer os temas do quarto álbum de estúdio “na simplicidade da sua génese, com uma componente visual e comunicativa muito própria” passa depois por Faro (22 de março na Associação Recreativa e Cultural de Músicos - ARCM), pelo Porto (28 de março no Maus Hábitos) e por Coimbra (30 de março no Salão Brazil).

Filipe Sambado editou em 2023 o seu 4.o álbum de originais. "Três Anos de Escorpião em Touro", um disco que o artista considera íntimo e revelador e onde lado claustrofóbico contrasta com o expansivo num percurso de 14 canções que misturam o digital, o acústico, o electrónico e o analógico.

Filipe Sambado apresenta-se agora pelo país numa tour a solo, com uma componente visual e comunicativa muito própria.

Em entrevista à Lusa em setembro, Filipe Sambado contou que o nome do álbum remete para o período que passou entre o novo trabalho e o anterior, “Revezo”, que saiu em 2020.

Os últimos anos ficaram marcados por algumas mudanças na vida de Filipe Sambado, como a reafirmação de género, assumindo-se como pessoa não-binária – um seguimento de quem é e foi até aqui -, e a parentalidade.

Filipe Sambado reconhece que é “um bocadinho” inerente à música que cria “manter alguma leveza nas coisas, pelo cariz mais melódico que tem”.

“E por ter um cariz muito tonal também, e uma preocupação harmónica bastante tradicional. Acho que estas ligações todas fazem sempre com que os meus discos tenham uma certa leveza. Acho que é o meu disco mais pesado, mais triste, mais denso, mas não me consigo livrar totalmente dessa parte, desse lado mais leve, dançável, se calhar”, disse.

Neste disco, Filipe Sambado criou um álbum visual, com seis das canções, “as que melhor ilustram os vários momentos do disco”, escolhidos para terem vídeo.

“Sinto que o disco é muito imagético e muito sensorial e poderia ser explorado noutro tipo de meios e de disciplinas”, disse, partilhando a intenção de continuar o álbum visual “ao longo da validade do disco”.

Notícia atualizada às 11h15 de 27/02 com mais informação sobre a digressão de Filipe Sambado.