Os EuBEA, primeiro galardão internacional dedicado aos eventos na Europa, distinguem assim na sua edição de estreia o SWtmn como um dos eventos com maior notoriedade e retorno mediático no contexto europeu.

Num momento em que estas iniciativas são alargadas a outras vertentes da comunicação – caso dos eventos, que têm vindo a ganhar um peso cada vez mais relevante no âmbito do marketing –, o SWtmn 2010 é reconhecido deste modo pelo estatuto e dimensão que ganhou, já ao longo de sete anos consecutivos com a TMN como sponsor, no panorama musical dentro e fora de Portugal.

Na sua última edição, que reuniu uma média diária de 45 mil pessoas e contou com a presença de TMN Special Guests (Snoop Dogg, Kanye West, Scissor Sisters, David Guetta, The National, entre outros), o SWtmn deu à TMN um retorno de 3.6M, representando um aumento de 112% em relação ao ano anterior, o que demonstra um envolvimento ainda mais expressivo da marca TMN e a consolidação da sua presença na música.

Para este aumento de retorno contribuiu também a aposta na rádio SWtmn – uma extensão do próprio festival, com a qual a TMN coloca a música no máximo 365 dias por ano, fazendo com que o maior festival de verão português viva ao longo de todo o ano.

De acordo com um estudo desenvolvido pela Cision, 97,5% dos festivaleiros inquiridos identificam espontaneamente a TMN como patrocinador principal do SWtmn. A esmagadora maioria dos festivaleiros (98,4%) reconhece como positiva a participação da TMN no maior festival de música em Portugal.

Relativamente às motivações dos jovens para se deslocarem à Zambujeira do Mar, nas respostas dos inquiridos sobressai um claro equilíbrio entre as opções pelo cartaz (57,4%) e as opções pelo ambiente e o convívio (55,4%), o que traduz a importância incontornável que no SWtmn é cada vez mais dada à experiência, o principal fator diferenciador do evento de música reconhecido pelos EuBEA.