De acordo com a organização do evento, o festival vai decorrer durante estes quatro dias de dezembro com atividades na Fábrica de Braço de Prata e concertos no espaço Santiago Alquimista.

O Baião in Lisboa Festival vai prestar homenagem a Luiz Gonzaga, considerado o Rei do Baião, um ritmo que nasceu da fusão entre o Fado português e o Maracatu africano.

No decurso do festival vão ser apresentados concertos ao vivo e com DJs, no Santiago Alquimista, e atividades paralelas na Fábrica Braço de Prata, como workshops de dança Forró, workshops de percussão, uma oficina de Maracatu e danças folclóricas brasileiras, para além de uma mostra de documentários, literatura, pintura.

A 13 de dezembro é assinalado o centenário do nascimento de Luiz Gonzaga, um dos grandes representantes da música popular brasileira e criador do estilo Baião, que popularizou ao longo de décadas.

No âmbito do Ano do Brasil em Portugal - Portugal no Brasil, que decorre até 10 de junho de 2013, abriu em novembro último o "Espaço Brasil", na Lx Factory, em Lisboa, onde também decorrem várias iniciativas da criação artística contemporânea brasileira.

@SAPO/Lusa