Depois de, em Novembro último, ter subido ao palco do Pavilhão Municipal de Gaia, onde apresentou ao público português o mais recente trabalho discográfico da banda, a ópera punk "Time of the Gypsies", a banda do afamado cineasta sérvio promete, para estes dois espectáculos, uma visita retrospectiva à sua carreira.

Serão, portanto, obrigatórios na bagagem do conjunto musical, os consagrados êxitos Pitbull Terrier, Unza Unza Time, Romeo and Jouliette ou Bubamara, celebrizados em filmes como "Gato preto, gato branco", "Life is a miracle" ou "Underground".

Os dois concertos em Portugal surgem depois de uma mini-digressão pela Colômbia e México, e antecedem os dois espectáculos previstos para a Rússia, país onde actuarão nos dias 27 e 29 de Abril.

Recorde-se que o Emir Kusturica e seus comparsas têm sido, nos últimos anos, presença habitual nos palcos portugueses. As sonoridades extravagantes que produzem - produto da fusão de diversas influências (como o punk rock, o folclore, o reggae, o jazz, a ópera e, naturalmente, a música cigana) e de variados instrumentos (como a tuba, o violino, o saxofone ou acordeão) - e a energia e festividade inesgotável dos seus membros, aliada à grande intensidade cénica dos concertos que realizam, são, aparentemente, o segredo que os torna tão adorados em território nacional.

O preço dos ingressos para os espectáculosvaria entre os € 15 e os € 28.

Confere aqui o último concerto de Emir Kusturica & The No Smoking Orchestra em território nacional.

Sara Novais