Ana Bacalhau entrou de mansinho em cena, mas desde logo arrebatou o público com a sua voz. Num espectáculo de música, luz e cor, Ana Bacalhau, sempre bem disposta e pondo o público à vontade, foi contado histórias quase até perto da meia-noite.
A começar pelas canções de “Dois Selos e Um Carimbo”, a cantora prometeu que durante o concerto não se iria esquecer de algumas «canções ao lado». Assim aconteceu. Músicas como Movimento Perpétuo Associativo, Clandestino, Fado Toninho e Mal por Mal foram relembradas, mas foi no tema Fon Fon Fon que o público mais se manifestou, aplaudindo e cantando de pé.
Durante o concerto, o público de todas as idades não poupou palmas, mesmo nas músicas do novo álbum, que ainda não conhecem tão bem como as do primeiro disco da banda. Ana Bacalhau foi cantora e maestrina ao comandar as palmas da plateia como se fossem instrumentos.
Além da presença da trompa Fon Fon Fon, que o público personificou, a Deolinda contou também com um quarteto de cordas convidado para tocar em alguns temas como Um Contra o Outro. Na introdução a esta música, Ana Bacalhau apelou a que a plateia se desligasse mais vezes e fosse com a Deolinda para a rua, tal como o canta na canção.
A meio do concerto, a cantora colocou-se entre as duas guitarras, tal como o fazem as fadistas, para cantar três temas: Fado Notário, Canção da Tal Guitarra e O Fado Não é Mau. Já num outro registo, Ana Bacalhau sentou-se numa cadeira para cantar Entre Alvalade e as Portas de Benfica. Na sua cadeira imaginava-se num banco de autocarro que fazia o percurso de Alvalade a Benfica.
Sempre com o jeito de quem conta uma história, Ana Bacalhau cantou, acompanhada por Pedro Martins, Luís Martins e Zé Pedro Leitão, músicas como Passou Por mim e Sorriu, Patinho de Borracha, Não Tenho Mais Razões, Ilha, Quando Janto em Restaurantes, entre outras.
Durante os três encores ouviu-se uma parte do público que pedia persistentemente o tema Eu Tenho um Melro. A “facção melreana”, como a apelidou Ana Bacalhau, teve o seu pedido satisfeito mesmo no final do concerto, quando a vocalista cantoua acapela a primeira parte da música.
O espectáculo terminou ao som da música Um Contra o Outro, na qual a artista desceu do palco, não para ir para a rua, mas para se juntar ao público a cantar.
Confere aqui as fotos do espectáculo:
Fotografia: Paulo Costa
Comentários