
O maestro austríaco Franz Welser-Most regressa para conduzir o concerto de 2013, depois do sucesso registado em 2011. Welser-Most é o director musical da Cleveland Orchestra, com relações muito próximas com o Carnegie Hall, em Nova Iorque.
As peças da família Strauss (Johann Strauss I, Johann Strauss II, Josef Strauss e Eduard Strauss) têm um papel preponderante no concerto, mas, em determinadas ocasiões, aOrquestra Filarmónica de Viena interpreta peças de outros compositores austríacos, como Joseph Hellmesberger, Joseph Lanner, Wolfgang Amadeus Mozart, Carl Otto Nicolai, Emil von Reznicek, Franz Schubert, Franz von Suppé, Karl Michael Ziehrer e Josef Haydn.
Doze é o número de peças interpretadas e o espetáculo tem uma duração aproximada de duas horas, com uma pausa de trinta minutos. O concerto tem polkas, valsas e marchas e acaba tradicionalmente com três encores.
Na sua longa história de mais de sete décadas, a Orquestra foi conduzida pelos mais famosos maestros e o concerto em si foi vivido por milhões de pessoas em todo mundo, graças à transmissão televisiva para mais de 70 países.
Como é hábito, a RTP transmite o concerto de ano novo logo no primeiro dia de cada ano e, em 2013, a edição em CD do evento acontece a 7 de janeiro e o formato DVD e Blu-Ray tem lugar a 21 de janeiro.
Comentários