Depois do primeiro álbum homónimo «Céu», a cantora decidiu ousar. «É um álbum mais arrojado do que o primeiro mas ao mesmo tempo é muito pessoal... uma espécie de diário», afirmou ao SAPO Música.
«Vagarosa» foi lançado no Brasil o ano passado e tem captado muito a atenção internacional desde então. A edição brasileira da Revista Rolling Stone atribuiu ao álbum o título de melhor disco do ano. A BBC destacou-o como um dos melhores discos internacionais de 2009 e Caetano Veloso foi mais longe ao dizer que Céu «é o futuro da música popular brasileira». A cantora confessou que se sentiu orgulhosa com o elogio mas desvaloriza: «Foi uma coisa maluca. Não é para ser levado em conta literalmente porque ninguém sozinho representa uma coisa inteira».
Céu nasceu em São Paulo, no Brasil, mas viveu em Nova Iorque na sua adolescência, o que marcou também a sua música e o seu estilo. A cantora prefere não o rotular mas admite que possa ser inserido na música popular brasileira. Porque o Brasil é uma «mistura de heranças como a europeia, africana, índia», afirma. «Vagarosa» é um disco cujas raízes estão na música brasileira mas não só. Mistura influências de reggae, trip-hop e electrónica e faz a ponte entre o novo e antigo com presenças de Jorge Ben, bem como Thalma de Freitas (Orquestra Imperial) e BNegão (Planet Hemp).
A cantora esteve no dia 20 de junho na Casa da Música, juntamente com a cantora brasileira Roberta Sá e dia 28 de julho vai estar em Sines no Festival de Músicas do Mundo. «Sempre quis vir a Portugal, tenho um avô português e sempre tive muita curiosidade em conhecer as minhas raízes», afirmou. Recentemente esteve também no Festival Coachella, na Califórnia, e tem uma agenda preenchida para este verão, sobretudo na Europa. Vai actuar na Dinamarca, Alemanha, Espanha, França, Suíça e Grécia.
«Vagarosa» (2009)
- Sobre O Amor e Seu Trabalho Silencioso
- Cangote
- Comadi
- Bubuia
- Nascente
- Grains de Beaute
- Vira Lata
- Papa
- Ponteiro
- Cordão da Insônia
- Rosa Menina Rosa
- Sonâmbulo
- Espaçonave
Em entrevista ao SAPO Música, Céu falou do seu novo álbum, das suas raízes portuguesas e da sua música enquanto mistura de vários estilos:
Comentários