O autor tomou a liberdade de ilustrar a canção de David Bowie para um livro ilustrado para crianças que disponibilizou no seu site oficial na Internet (em www.kolbisneat.com), na esperança de conseguir que tenha depois uma edição em papel, escreveu a revista Wired.

A canção «Space Oddity» foi editada em single em 1969 pelo cantor inglês David Bowie, inspirada no filme «2001: Odisseia no Espaço» de Stanley Kubrick, e que mais tarde foi utilizada pela BBC para ilustrar a transmissão televisiva do regresso da Apollo 11.

Em declarações à Wired, Andrew Kolb explicou que teve alguma dificuldade em fazer com que a letra para uma história que fizesse sentido visualmente.

«Uma coisa é fazer imagens que correspondam às letras, outra é tentar que funcionem como uma história», disse.

«Space Oddity» relata a viagem de um astronauta - Major Tom - para o espaço, onde acaba por perder contacto com a Terra.

Andrew Kolb atribuiu uma imagem a cada frase da letra, num registo em tons castanhos e laranjas que pictoricamente remete para ilustrações antigas, dos anos 1950 e 1960.

Na ficha técnica do livro, Andrew Kolb agradece à Internet por lhe permitir partilhar coisas com outras pessoas e que todos os direitos de autor foram respeitados (o máximo que pode), agradecendo a David Bowie por ter escrito a canção.

No final, pede a todos os interessados em editar o livro em papel, que lhe enviem uma mensagem eletrónica.

SAPO/Lusa