A abertura do evento estará a cargo do Quarteto André Fernandes (composto por Mário Laginha, no piano; Nelson Cascais, no contrabaixo; Alexandre Frazão, na bateria; e André Fernandes, na guitarra), que vai a Braga apresentar o seu mais recente trabalho, "Cubo".

Segue-se, no dia 6, pelas 22h00, a actuação do Steve Lehman e Rudresh Mahanthappa, líderes do quinteto Dual Identity (do qual fazem, igualmente, parte o guitarrista Liberty Ellman, o contrabaixista Matt Brewer e o baterista Damion Reid), reconhecidos pelo domínio do saxofone alto, da composição e improvisação em palco.

O primeiro fim-de-semana do evento encerra sábado, dia 7 de Março, com os ritmos inesperados do sexteto de Gianluigi Trovesi, que regressa ao Braga Jazz nove anos depois da sua estreia em território bracarense.

O baterista norte-americano Gerald Cleaver retoma o festival às 22h00 do dia 13, com o projecto Violet Hour, uma homenagem do baterista à vibrante cena jazzística de Detroit e aos seus grandes percussionistas Roy Brooks, Lawrence Williams e George Goldsmith. No palco principal do Theatro Circo, acompanhá-lo-ão J. D. Allen, Andrew Bishop, Chris Lightcap, Jeremy Pelt e Bem Waltzer.

O término do certame faz-se dia 15 ao som do quinteto de Marta Hugon. A cantora revelação do jazz nacional vai a Braga apresentar "Story Teller", o segundo álbum da sua carreira, que mistura clássicos americanos com sons mais modernos de músicos como Paul Simon, Dave Matthews ou Chico Buarque.

Sara Novais