“Bom, talvez porque nunca ninguém nos quis pagar para irmos aí, talvez isso”, respondeu Dan Auerbach, vocalista e guitarrista do grupo, quando questionado sobre a razão da dupla nunca ter subido a um palco português.

Interrogado se o cachet da banda era assim tão grande, Auerbach confessou: “Acho que não, acredito que muitas bandas sejam bem mais caras que nós. Somos só dois”. “Na verdade, acredito que já nos tenham feito propostas – continuou – mas, por uma razão ou por outra, nunca aconteceu. Isto de contratar uma banda e de organizar digressões tem muito que se lhe diga, não é tão fácil como parece”.

Confrontado com a possibilidade de visitar os palcos portugueses este ano, o músico mostrou-se evasivo. “Experimenta escrever algo como “os Black Keys vão fazer uma digressão de um mês por Portugal”, disse.

Ainda em entrevista ao jornal “i”, os Black Keys abordaram temas como a fase de sucesso que estão a passar, a atenção mediática, a evolução da banda, a forma como se apresentam em palco, as preferências musicais de outrora – “Quando tinha 14 anos, lembro-me que o hip hop era aquilo que me cativava mais a atenção” -, entre outros.

Sara Novais