Maria João e Mário Laginha atuam a 02 de setembro em São Paulo, a 04 em Brasília e a 06 e 07 em Porto Alegre, anunciou a editora Universal.

Além dos concertos, a dupla tem presença garantida no programa de Jô Soares e entrevistas marcadas para jornais como o Estado de São Paulo e o Folha de São Paulo.

Já na próxima semana, também o músico António Zambujo regressa ao Brasil. Zambujo, que tem desenvolvido uma expressão musical que tem como base o cante alentejano e o fado, mas que também integra o jazz, a música popular brasileira e a música africana, atua a partir de segunda-feira no Rio de Janeiro, seguindo depois para São Paulo e Salvador da Bahia.

A fadista Ana Moura também esteve esta semana no programa televisivo de Jô Soares, onode interpretou um fado, e atuou, ao lado de Gilberto Gil, na terceira edição do Back2Black, o maior festival de música negra da América Latina, que decorre no Rio de Janeiro.

Esta semana o jornal O Globo também publicou um texto sobre "uma nova geração de fadistas" que renovam "o género imortalizado pela diva Amália Rodrigues", citando não só Ana Moura, como Joana Amendoeira e Cuca Roseta.

Mas há outros músicos nacionais com atuações marcadas em festivais brasileiros.

No início de agosto David Fonseca esteve no Brasil para uma série de entrevistas com vários meios brasileiros porque a 12 de setembro sairá no país o álbum "Between Waves", mas o músico regressará ao país em outubro para atuar no Rock in Rio e também em São Paulo, Porto Alegre e mais algumas cidades brasileiras que serão em breve anunciadas.

Além de David Fonseca outros artistas portugueses estarão no festival Rock in Rio, de 23 a 25 de setembro e de 30 de setembro a 02 de outubro.

No palco Sunset, do festival Rock in Rio, haverá várias parcerias inéditas entre artistas brasileiros e portugueses, tendo sido convidados, além de David Fonseca, Rui Veloso, os Buraka Som Sistema, os Xutos & Pontapés e os The Gift.

Este mês foi a cantora Jacinta quem andou em digressão pelo Brasil, onde também deu um "workshop" de jazz vocal. A cantora atuou no Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.

Em julho, foi a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música que andou em digressão por Terras de Vera Cruz, marcando assim a primeira vez que atuou fora do continente europeu.

A orquestra atuou no Festival Internacional de Campos do Jordão (Estado de São Paulo), integrou os Concertos Paulínia 2011 – Série Internacional (Campinas) e na Sociedade Cultura Artística, em São Paulo.

Ainda na primavera, em Abril, os músicos Afonso Pais e JP Simões também rumaram ao Brasil onde apresentaram “Onde Mora o Mundo”.

SAPO/Lusa