Qualquer um se pode tornar num guitarrista através desta camisa, capaz de gerar música através do simples movimento dos seus braços.
"Os sensores de movimento montados nos cotovelos da camisola, captam o movimento dos braços e transmitem esta informação de uma forma wireless para um computador, que por sua vez os interpreta como um acorde de guitarra"?, afirmou Richard Helmer, engenheiro informático que coordena uma equipa de pesquisa da Comonwealth Scientific and Industrial Research Organization (CSIRO) uma agência governamental da Austrália.
Richard Helmer
de 34 anos
, guitarrista em part-time e participante em diversas bandas, declarou
que desenvolveu grande parte do projecto em casa e que nessa altura apenas o classificava como um hobbie.
No começo o projecto baseou-se numa investigação da CSIRO que estudava os movimentos de joelhos a que um jogador profissional de futebol estava sujeito.
O interesse por um instrumento capaz de ser vestido foi aumentando, e neste momento Helmer, está
já a ponderar a viabilidade comercial deste produto. "Este foi um pequeno projecto que está a adquirir grandes proporções."? afirmou ainda.
Helmer disse que poderia também adicionar luvas, para que os utilizadores pudessem simular os movimentos dos dedos, no entanto isto seria demasiado complicado para as habilidades musicais da maioria dos "guitarristas de ar"?. Por isto Helmer decidiu não se preocupar com as posições dos dedos pois senão a maioria das pessoas, não seria sequer capaz de utilizar este instrumento. "Estamos neste momento a estudar os movimentos associados a vários instrumentos e a usa-los para provocar certos sons."?
Esta camisa é o resultado de uma colaboração entre investigadores de diferentes áreas do CSIRO, como por exemplo na área de computadores, química, electrónica, compositores de música e têxtil.
Para finalizar, Helmer afirmou ainda que no futuro esta camisa poderia reproduzir uma pessoa num mundo virtual, para que desta forma os utilizadores pudessem obter feedback das suas acções e melhorassem ainda mais a sua técnica.
Para mais informação:
www.csiro.au
Comentários