Para além da incontornável estreia de «Mistérios de Lisboa», a semana cinematográfica traz ainda animação em 3D em «Gru - O Maldisposto» e o regresso do realizador francês François Ozon.
Já foi chamado à capa do «Le Monde» e elogiado em publicações como «New York Times» e «Cahiers du Cinéma». «Mistérios de Lisboa» tem realizador chileno mas em tudo o resto é bem português e está a dar que falar um pouco por todo o mundo.
Quem disse que animação e documentário são tipos de cinema antagónicos? «Viagem a Cabo Verde», exibido em competição no DocLisboa, comprova a diversidade do género documental. O SAPO falou com o seu realizador, José Miguel Ribeiro.
Se a Norte o Curtas de Vila do Conde domina o mapa, a Sul é o FIKE a conquistar o pódio dos festivais de curtas-metragens. O certame arranca hoje e segue até ao próximo Sábado.
«Breve Encontro» e «Casablanca» estão à frente na lista dos 25 melhores filmes românticos de sempre. Esta é a primeira de sete listas que os prestigiados jornais britânicos «Guardian» e «Observer» lançam durante esta semana.
O cineasta britânico Mike Leigh cancelou uma visita a Israel para protestar contra um projecto de lei que obriga aos candidatos não judeus adoptar a cidadania israelita e a jurar fidelidade ao Estado de Israel.
Após muitos avanços e recuos, que levaram à saída do realizador Guillermo del Toro, acaba de ser confirmado que «The Hobbit» já tem luz verde para avançar e que Peter Jackson vai ser mesmo o realizador, com a rodagem a arrancar em Fevereiro.
O filme de estreia do renomado autor de BD Joann Sfar é um 'biopic» do lendário Serge Gainsbourg, protagonizado por Eric Elmosnino, Laetitia Casta e a já falecida Lucy Gordon.
Clovis Cornillac protagoniza uma comédia romântica, em parceria com Manu Payet, Annalise Hesme e Virginie Efira. A última actriz estará presente na sessão de hoje.
Após «Vista pela Última Vez», «A Cidade» confirma o talento para a realização de Ben Affleck, num «thriller» policial abrilhantado por um elenco de luxo. O SAPO foi recolher as primeiras impressões na antestreia em Lisboa.
John Malkovich vai provar que além de actor também consegue ser estilista, através de um desfile muito especial, em que actores portugueses vestirão roupas pelo criadas pelo intérprete.
É o mais recente filme de Jean-Pierre Jeunet, que o próprio descreve como «uma sátira à comercialização mundial de armas». Dany Boon e Dominique Pinon são os protagonistas.
Toda a gente dizia que a história dos 33 mineiros chilenos presos na mina em Atacama seria rapidamente transformada em filme. E não se enganavam: a máquina de Hollywood já se pôs em funcionamento e contactou Javier Bardem para o papel principal.
Em «A Cidade», Ben Affleck acumula funções: realizador, argumentista e actor num filme que o traz de volta ao que faz melhor. Esta semana no cinema há ainda documentários, exorcismos e dramas pessoais para ver.
O documentário «José e Pilar», do realizador português Miguel Gonçalves Mendes, abre hoje a oitava edição do festival DocLisboa, que conta com 204 filmes distribuídos por 16 secções e decorre até 24 de Outubro.
Uma comédia terna assinada por Jean Becker e protagonizada por Gérard Depardieu, sobre a bela amizade entre um quarentão e a velhinha que lhe lia em voz alta, e está agora a ficar invisual.
Sete anos depois de «Master & Commander», o realizador Peter Weir regressa ao cinema com «The Way Back», baseado numa história verídica. O primeiro «trailer» já está na internet.
«José e Pilar» é uma janela para a vida quotidiana de José Saramago e Pilar del Rio. Um mundo a que o realizador Miguel Gonçalves Mendes teve acesso, que filmou ao longo de quatro anos e que amanhã abre o DocLisboa.
Depois do sucesso de «Aves Migratórias», Jacques Perrin mergulhou nas profundezas dos mares para explorar os cinco oceanos do planeta, com imagens espectaculares e nunca antes vistas da fauna subaquática.
O novo filme de David O. Russell («Três Reis») baseia-se na história improvável mas verídica da ascensão à primeira liga do boxe de «Irish» Micky Ward. O primeiro trailer já está na internet.
O também actor Hippolyte Girardot, presente na sessão, juntou-se ao realizador Nobuhiro Suwa para dirigir esta história de uma menina de nove anos numa encruzilhada na vida.
A falta de tempo para assegurar uma conversão de qualidade ao novo formato foi a razão alegada para que «Harry Potter e os Talismãs da Morte» não vá estrear a três dimensões, como foi inicialmente anunciado.
Realizado por Xavier Beauvois, foi o vencedor do Grande Prémio do Júri no último Festival de Cinema de Cannes e é hoje apresentado na Festa do Cinema Francês, com a presença do próprio cineasta.