«Estrada de Palha» é um «western», um género cinematográfico pouco explorado no cinema português, cuja ação decorre no início do século XX, após o regicídio, mas ainda antes da implantação da República. Esta é a história de um homem que regressa a Portugal, vindo da Lapónia, para vingar a morte do irmão, numa aventura em que se faz acompanhar, no bolso, do livro «Desobediência Civil», de Henry David Thoreau.

O filme, realizado por
Rodrigo Areias, foi rodado entre a serra da Estrela e o Alto Alentejo - além de uma série de planos feitos na Lapónia - «respeitando o trajeto da transumância do gado serrano, um dos principais motores económicos da Península Ibérica durante mais de cinco séculos», explicou o realizador à Lusa quando o filme passou no festival de Vila do Conde.

Com
Vítor Correia,
Nuno Melo e
Ângelo Torres nos principais papéis, «Estrada de Palha» tem banda sonora de Paulo Furtado (The Legendary Tigerman) e Rita Redshoes, o que motivou a exibição do filme em versão cine-concerto em várias salas do país ainda antes desta estreia comercial.

O cine-concerto dos dois músicos é recuperado para uma exibição especial hoje, 28 de junho, no cinema UCI El Corte Inglés, em Lisboa.

Como teve apoio financeiro da Finlândia, o filme também terá estreia comercial neste país, estando igualmente assegurada em França, em outubro, onde acontecerá uma sessão em cine-concerto com The Legendary Tigerman e Rita Redshoes.

A par da estreia comercial, «Estrada de Palha» integra a competição oficial do The Karlovy Vary International Film Festival, que começa na sexta-feira, na República Checa.