Timothée Chalamet tinha apenas 21 anos quando se tornou um dos "meninos-queridos" de Hollywood com a participação e posterior nomeação aos Óscares por "Chama-me Pelo Teu Nome" em 2017.

Desde essa altura, a cotação tem vindo sempre a subir, conjugando produções independentes como "Beautiful Boy", "Mulherzinhas" e "The French Dispatch", com os "blockbusters" de Hollywood, como a nova versão do clássico de ficção científica "Dune", de Denis Villenueve, e o terceiro filme sobre Willy Wonka.

A tudo isto e prestes a fazer 26 anos, junta-se uma presença na esfera pública sem escândalos.

Capa da última edição da revista Time, o ator revela dois conselhos que o têm ajudado neste percurso e rejeita epíteto de "estrela de cinema", que compara à "morte".

"Um dos meus heróis — não posso dizer quem ou ele dava-me uma tareia — colocou o seu braço à minha volta na primeira noite em que nos conhecemos e deu-me alguns conselhos. 'Nada de drogas duras — e nada de filmes de super-heróis'", explicou.

Sobre o seu percurso meteórico e sucesso, o ator atribuiu a "uma combinação de sorte e receber bons conselhos no início da minha carreira para não me categorizar", reconhecendo que ainda está a descobrir o caminho: "Nos meus piores dias, sinto uma tensão na descoberta. Mas nos meus melhores dias, sinto que estou a crescer na altura certa".

Seja como for, a postura de Timothée Chalamet revela-se também na forma diplomática como reage a temas controversos.

Por exemplo, sobre a acusação de violação pendente contra Armie Hammer, o seu colega e amigo de "Chama-me Pelo Teu Nome", reagiu com "Percebo perfeitamente a razão para me estar a perguntar isso, mas é uma questão digna de uma conversa mais aprofundada e não quero dar-lhe uma resposta parcial".

Em relação à polémica decisão de lançar "Dune" ao mesmo tempo nos cinemas e na plataforma HBO Max, tão criticada por Denis Villeneuve, a resposta foi "Está muito acima da minha função. Talvez seja ingénuo, mas confio nos poderes que tomaram a decisão. Estou apenas grato que esteja a ser lançado".

"Dune" chega aos cinemas a 21 de outubro.

VEJA O TRAILER DE "DUNE".

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.