«It's a SpongeBob Christmas!» é o título do episódio especial de Natal da série de animação «SpongeBob Squarepants», que será exibido no final de 2012 e terá uma característica muito especial: não vai ser feito na tradicional técnica de desenho animado mas sim na mais morosa animação de volumes, ou animação em «stop-motion».

O objetivo é recuperar o tom dos especiais de Natal dos estúdios Rankin-Bass, como «Rudolph the Red-Nosed Reindeer» e «Santa Claus is Comin' to Town», que a partir dos anos 60 marcaram o imaginário norte-americano, sendo uma influência decisiva, por exemplo, no cinema de Tim Burton.

A ação decorre na quadra natalícia, com Plankton a tentar concretizar o seu desejo maior - descobrir a receita da Krabby Patty - fazendo uso de um bolo especial cheio de jerktonium para arruinar as festas a toda a gente. Só mesmo SpongeBob vai poder salvar o Natal.

Vincent Waller, diretor criativo da série, afirmou na apresentação do especial de Natal na Comic-Con que a ideia surgiu «a partir do segmento de abertura em «stop-motion» que a Screen Novelties criou para o episódio especial do 10º aniversário da série. E quem melhor do que eles para participar nesta aventura?».

O filme, em que SpongeBob tem efetivamente a textura de uma esponja, apresenta três personagens novas, teve quatro meses de rodagem e apresenta
John Goodman como a voz do Pai Natal.

A canção principal do filme,
«Don't be a Jerk, It's Christmas» foi um grande êxito em 2009 e criou o delírio na Comic-Con quando Tom Kenny, a voz de SpongeBob na versão original e autor da letra da música, subiu para cima da mesa do painel e cantou a música completa, em estilo de karaoke, com centenas de pessoas a acompanhar.

Além deste especial de Natal, realizado por Seamus Walsh e Mark Caballero, os responsáveis do canal Nickelodeon confirmaram também uma nova longa-metragem para cinema de SpongeBob, cujo argumento já está escrito e que deverá estrear em 2014.