Segundo a mesma fonte, a organização do certame italiano, que se realiza de 03 a 10 de abril, “destaca o papel de Paulo Branco como produtor de obras de nomes como Wim Wenders, Manoel de Oliveira, Michel Piccoli e David Cronenberg”.

O Festival de Cinema de Lucca – Lucca Film Festival – junta na cidade da região italiana da Toscânia, “realizadores consagrados e novos nomes da sétima arte, cinema ‘mainstream’ e experimental num só evento, que há 11 edições conta com a presença de realizadores, críticos, atores e artistas internacionais de renome”, lê-se no mesmo comunicado.

Jonas Mekas, Tsai Ming-liang, Abel Ferrara, Philippe Garrel, John Boorman, David Lynch, David Cronenberg e Terry Gilliam são alguns dos nomes que já participaram em anteriores edições do Lucca Film Festival, que homenageia este ano o cineasta norte-americano George Romero, de 76 anos.

Refira-se que Paulo Branco já fez parte de júris de festivais internacionais como o de Berlim, em 1999, Veneza, em 2005, Roterdão, no ano seguinte, e o de Locarno, em 2011.

O Festival Internacional de Cinema de Buenos Aires (BAFICI), por seu lado, é dedicado este ano ao produtor português, com a realização de uma retrospetiva, na qual serão exibidos os filmes “Posto avançado do progresso”, de Hugo Vieira da Silva (2016), “Cosmos”, de Andrzej Zulawski (2015), “O astrágalo”, de Brigitte Sy (2015), “Amanhã mudamos de casa“, de Chantal Akerman (2004), “Combate de amor em sonho”, de Raoul Ruiz (2000), “As bodas de Deus, de João César Monteiro (1999), “Ossos”, de Pedro Costa (1997), “Os canibais”, de Manoel de Oliveira (1988), e “O estado das coisas”, de Wim Wenders (1982).

Paulo Branco deslocar-se-á à capital argentina para apresentar os filmes, informou a mesma fonte.

O BAFICI, "um dos festivais de cinema com maior reconhecimento na agenda internacional”, como afirma a Leopardo Filmes, realiza-se de 13 e 24 de abril.