Cannes prestigiou esta quarta-feira pela segunda vez em três dias a dupla Nicole Kidman-Colin Farrell na mostra competitiva, desta vez sob a direção de Sofia Coppola para um remake de "Ritual de Guerra", sobre um soldado ferido acolhido num colégio interno feminino.

Distante do choque estético e narrativo de "As Virgens Suicidas" (1999) e "Lost in Translation" (2003), a cineasta americana apresenta com este drama histórico, em 94 minutos, um filme elegante, mas que que permanece sóbrio, nas paisagens do sul dos Estados Unidos.

Algo raro para um filme em competição no Festival de Cannes, "The Beguiled" é uma nova versão de um filme dirigido por Don Siegel em 1971 e segue fielmente o mesmo argumento, adaptado de um livro de Thomas Cullinan que se passa durante a guerra da Secessão (1861-65). O papel do cabo John McBurney, interpretado por Colin Farrell no filme de Coppola, foi interpretado antes por Clint Eastwood.

Ferido em território inimigo, este soldado do Norte é recolhido pelas jovens que permaneceram no colégio apesar da guerra. O que fazer? Livrarem-se do "visitante indesejado? Tratá-lo, escondê-lo? A chegada de um homem a este universo feminino perturba os corações e mentes até que a situação finalmente derrapa e atinge a violência.

No início, "não queria fazer uma nova versão", afirmou Sofia Coppola na conferência de imprensa, explicando que tinha tentado 'esquecer' a versão de Don Siegel.

"Finalmente, refleti": no filme de 1971, este "colégio das raparigas durante a Guerra Civil nos Estados Unidos, o mundo das mulheres, é visto pelo ponto de vista do soldado. Então disse a mim mesma, vou fazer uma releitura do filme e contar a história a partir da perspetiva das mulheres".

Tensões

À frente de Colin Farrell, o filme alinha sete 'cadelas vingativas', como eventualmente acaba por lhes chamar numa cena impressionante de raiva. Sete atrizes, incluindo muitas estrelas: Kirsten Dunst, já presente em "As Virgens Suicidas" e "Maria Antonieta", Elle Fanning e, especialmente, Nicole Kidman, que interpreta com convicção Miss Martha, diretora do colégio interno.

Dupla chique e glamourosa, Kidman e Farrell já tinham participado na mostra competitiva esta semana e impressionaram pela sua atuação num filme muito mais perturbador, "The Killing Of a Sacred Deer", do grego Yorgos Lanthimos.

Em "The Beguiled", a personagem de Miss Martha "é ao mesmo tempo protetora e muito religiosa. Ela quer incutir princípios. É uma guia, professora, e ao mesmo tempo bastante maternal", resume Nicole Kidman.

Abalada pela chegada deste homem, inimigo, ao pequeno mundo que acredita controlar, Miss Martha vai sucumbir, como as outras, aos seus encantos e, finalmente, ciumenta, castigá-lo.

Jovens mulheres, perturbadas pela chegada de um homem, um fundo de tensão sexual, o filme é uma espécie de regresso à fonte de "As Virgens Suicidas", em que Sofia Coppola explorou esses temas.

"Basicamente, é a questão da luta de poder entre homens e mulheres que conta", ressalta.

O filme, no entanto, deixa de explorar a psicologia dos personagens e suas perversões, desenhadas em traços largos. Aos 46 anos, Sofia Coppola está na disputa para ser a segunda mulher, em 70 edições do Festival de Cinema de Cannes, a receber a Palma de Ouro, depois de isso ter acontecido com Jane Campion e "O Piano" em 1993.