Após uma "guerra" entre vários estúdios de Hollywood, foi a Disney que ficou com os direitos mundiais do que está a ser anunciado como a versão cinematográfica de "Hamilton".

Trata-se da versão filmada do musical que esgotou tantas sessões na Broadway com o elenco original e terá um grande lançamento a nível mundial nos cinemas a 15 de outubro de 2021, anunciou o seu autor, Lin-Manuel Miranda.

O Deadline Hollywood tem mais informações: a Disney terá pago uns astronómicos 75 milhões de dólares [67,85 milhões de euros] e não há memória de um acordo de aquisição tão caro por um filme finalizado.

O estúdio rentabilizará o investimento porque "Hamilton" será posteriormente um dos títulos da sua plataforma de streaming Disney+.

Ao contrário de outras versões de musicais da Broadway, Thomas Kail (da série "Fosse/Verdon") dirigiu tanto a versão para os palcos como o filme de 160 minutos, criado a partir de três espetáculos ao vivo e ainda alguns planos sem público, de diferentes ângulos, duas semanas antes da saída do elenco original.

Para contrariar a sensação de "teatro filmado", o comunicado garante que o filme é "um salto em frente" na arte de filmar espetáculos ao vivo, transportando "o seu público para o mundo do espetáculo da Broadway de uma forma íntima única. Combinando os melhores elementos de teatro ao vivo e cinema, o resultado é um espetáculo de palco filmado que é uma forma totalmente nova de viver 'Hamilton. ”

Galardoado com 11 prémios Tony, o musical sobre a vida de Alexander Hamilton, um dos pais fundadores dos EUA, foi criado por Lin-Manuel Miranda, inspirado por uma biografia do historiador Ron Chernow.

Após a estreia "off-Broadway", transferiu-se para a Broadway no verão de 2015 e tornou-se um fenómeno de público e um evento cultural. Com as sessões esgotadas, os bilhetes chegavam a custar 500 dólares [mais de 450 euros].

O filme ficou guardado enquanto o musical partiu em digressão pelos EUA e outros países.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.