Inserido na programação da Semana Cultural da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o FESTin assume como objectivo «a divulgação da criação de expressões das artes fílmicas dos países de língua portuguesa e apoiar a promoção de novos cineastas». Nesta sua primeira edição, em que é bastante forte o tema da inclusão social, serão apresentados dez filmes em competição, além de «workshops» e debates, tudo abrilhantado pela presença de alguns realizadores no nosso país.

O filme de abertura é o moçambicano
«O Jardim de Outro Homem», dirigido por Sol de Carvalho, que estará presente no certame, para apresentar aquela que é a primeira longa-metragem de ficção em película em 20 anos de cinema naquele país, que já venceu o Pan African Award Best Feature no Festival du Film Panafricain de Cannes. Moçambique estará ainda presente com a exibição de
«O Paraíso Perdido de África», produzido pela National Geographic, sobre a reconstrução do parque de Gorongosa.

Cabo Verde terá como principal representante o documentário
«Contract», do realizador Guenny K Pires, que deverá estar presente no evento.

Em relação a Angola, a sua participação far-se-á com duas co-produções com Portugal:
«O Lendário Tio Liceu e os Ngola Ritmos», de Jorge António, e
«Luanda a Fabrica da Música», de Kiluanje Liberdade e Inês Gonçalves.

O Brasil terá vários representantes, como
«Foliar Brasil», de Carolina Paiva,
«O Grão», de Petrus Cariry, e o documentário
«Luto como Mãe», de Luís Carlos do Nascimento, além do filme de encerramento do FESTin, o documentário
«Contratempo», estreia na realização da brasileira Malu Mader.

O prémio de Melhor Longa-Metragem em exibição no festival será de 12.00 reais (cerca de cinco mil euros) em serviços de produção ofereceitos pela Quanta Estúdios, no Brasil.

Além das exibições dos filmes, de entrada gratuita, estão previstas os debates «A cooperação cinematográfica na lusofonia» e «Festival de cinema como fonte de atracção para o turismo», e os «workshops« «Documentário para TV – Um novo modo de produção», ministrado por Claufe Rodrigues, da Rede Globo, e «Videoperformance – ARTE VJING», ministrado por Calebe Pimentel.

Toda a informação sobre o FESTin está disponível no
«site» oficial, onde é possível a inscrição para os «workshops», que serão gratuitos, tal como todos os filmes em exibição.