Na quarta-feira, a ideia foi avançada pelo novo CEO da AMC, uma das principais cadeias de salas de cinema nos Estados Unidos: a indústria precisa de acompanhar as necessidades dos seus espectadores mais jovens.

Nesse sentido, em breve poderiam surgir salas de cinema "amigas do envio de mensagens" e outras atividades que se podem fazer com os dispositivos móveis.

"Quando se diz a alguém de 22 anos para desligar o telefone para não estragar o filme, o que eles ouvem é 'Por favor, corta o teu braço esquerdo acima do cotovelo'", afirmou Adam Aron à publicação especializada Variety.

"Não se pode dizer a alguém de 22 anos para desligar o seu telemóvel. Não é assim que eles vivem a sua vida.", acrescentou.

Consciente que nem todos desejam estar numa sala com esse ambiente, o mesmo responsável salientou que teriam "de descobrir uma maneira de fazê-lo que não perturbe o público de hoje. Existe uma razão para a existência de anúncios a pedir para desligar o telemóvel, porque o espectador de hoje não quer ter alguém ao seu lado a enviar mensagens ou ter o seu telefone ligado."

No dia seguinte, Aron explicou melhor a sua ideia numa série de tweets, avançando com a hipótese de "salas específicas" mais "amigas do envio de mensagens" e que estas apenas se tornariam uma forma normal de ver filmes se a AMC estivesse "totalmente confiante" que todos os espectadores ficariam satisfeitos.

No entanto, a repercussão não terá sido a melhor e finalmente, ao início da manhã desta sexta-feira, o mesmo responsável deixou cair a ideia.

"Não haverá envio de mensagens na AMC. Não vai acontecer. Vocês falaram. Nós ouvimos. Rapidamente esta ideia foi atirada para o caixote do lixo", proclamou no Twitter oficial da AMC.

Num comunicado formal é salientado que por causa do "conselho" dos seus clientes, que se exprimiram de forma "alta e clara", o envio de mensagens não seria permitido em qualquer sala da AMC: "Não hoje, não amanhã e não num futuro previsível."

O CEO da Alamo Drafthouse, uma cadeia de salas de cinema famosa por impor nas suas salas uma conduta rígida de comportamento, já exprimira a sua oposição à ideia.

"Inovação nesta direção poderia prejudicar seriamente a nossa indústria. No que diz respeito à nossa atividade principal, criar um ambiente especial para os nossos clientes verem novas histórias pela primeira vez, não existe absolutamente lugar nenhum para a distração de um ecrã de telemóvel aceso."

E acrescentou de forma clara: "Implementar o envio de mensagens numa sala de cinema só por cima do meu cadáver. O nosso trabalho é entender que isto é um local sagrado e que temos de ensinar condutas".

O comunicado da AMC.